domingo, 28 de junho de 2009

BOLEIROS
Deu Brasil,mas no futebol atual não tem bobo...Xô,Luxa,que venha Muricy.Já é vizinho do Verdão...
FORSSELL na TV Tribuna:
Otimismo em habitação.
Novas casas no Tanise,solução para o lixo;melhorias na Saúde,VLP(ônibus elétrico).
Vamos conseguir...Prefeito fala também como presidente do Condesb....e elogiou “nossa” Polícia Florestal...

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O JORNALISTA,
O COZINHEIRO,
O PRESIDENTE


Fiquei estupefato para não dizer mais com a citação transcrita pelo Estadão( NOTAS & Informações-20 pp.) de parte do relato do sr. ministro, Gilmar Mendes, presidente do STF , quando da extinção da obrigatoriedade de diploma para o exercício do jornalismo( agora com caixa baixa) : “Um excelente chefe de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária , o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área .” Sem faltar ao respeito com os grandes mestres de cozinha, como Alex Atala , certamente o ilustre ministro esqueceu de citar também as parteiras que pariram milhares de figuras ilustres por este País afora . Estas certamente não precisaram de diploma de obstetra para tão importantes partos . E agora a mesma coluna, do ensolarado domingo, 21 , chama Lula de jornalista , por sua novel coluna , “O Presidente Responde” . E na minha humilde opinião o controvertido ministro Marco Aurélio de Mello foi o único voto lúcido na polemica questão enfiada goela abaixo de uma combativa e importante categoria profissional . Algum dia , alguém dirá, para que Carteira Nacional de Habilitação , se qualquer bêbado pode dirigir , quase sempre incólume , por nossas ruas e avenidas . Para que arquiteto se um simples pedreiro pode fazer um “puxadinho” bem bonito ...e inseguro . Para que Licenciatura , se qualquer um pode ensinar ,mesmo errado , as primeiras letras . E o tal principio constitucional da liberdade de expressão nunca foi cerceado , pois sempre os jornais deram espaço para os colunistas e técnicos especializados em suas respectivas áreas , como os ex-boleiros comentaristas , além do Espaço dos Leitores mantidos por todos os grandes jornais , O que faltou aos jornalistas foi um lobby forte em passado recente para aprovar o Conselho de Jornalismo que daria rumo e prestigio profissional à categoria de forma definitiva . E pelo que também li no Estadão , o amigo João Ubaldo não pensa muito diferente deste pobre escriba As coisas vão piorar , tenham certeza .Quem viver, verá...E que o nosso Estadão mantenha sua Pós Graduação de Focas(com diploma universitário) , um verdadeiro oásis em um deserto sem fim.De Almir Garcia, jornalista MTB 8228 , diplomado na Cásper Líbero( dos tempos da PUC ) e outros diplomas mais que sempre acrescentaram algum saber .

#BOLEIROS
Corinthians vai bem,obrigado.Bambi e Peixinho,de mal a pior.E agora é Dunga e Joel Saldanha.Pode?E o Imperador pede passagem...

sábado, 20 de junho de 2009

UM DESERTO POLÍTICO-
A continuidade aniquila novas lideranças

E apesar do “terceiro turno”ser difícil,pois até o PT mais equilibrado(leia-se José Genoíno) o combata e,praticamente inviabilizá-lo,a continuidade ,em todos os níveis,aniquila novas lideranças.
Cá em Itanhaém,mesmo antes de 2010,fala-se em 2012.
Não vou citar nomes,dentro de um imenso deserto político.Alguns falam em velhos caciques,outros dos emergentes,estes,pouco conhecidos,além da distância de um passo,do tamanho de seu próprio nariz.
A ala jovem,apesar do barulho,tem muito o que aprender até 2012...
E ai entra o Kaiser.Mantendo o prestígio,vai abençoar o “seu eleito”.
E aquela história do Garotinho que fez a Rosinha governadora dos cariocas,dos fluminenses,não está fora de cogitação.
E como diria Conselheiro Acácio...”quem viver,verá...”

#BOLEIROS
E o fleugmático e aristocrático Tricolor não suportou a mediocridade do seu timinho.Sobrou para o competente Muricy.E atenção que Leão(Sport) não anda muito satisfeito.E Felipão pode voltar do caminho das Índias...”Aribabá...”
Ricardo Gomes?

sexta-feira, 19 de junho de 2009

#DONOS DA VERDADE-E o STF acabou com a obrigatoriedade de diploma de jornalista.Somente Marco Aurélio de Mello votou pelo diploma.Caminho perigoso e retrocesso.Outras profissões podem ser igualmente vulgarizadas.

#BOLEIROS
Timinho quase Timão,Verdão vira verdinho.Nem palpite de Felipão adiantou.Se Mano não levar a taça,Luxa vai para o Timão-Projeto 2010..
São Paulo fora da Libertadores...

#Grupo Pão de Açúcar adquire grande área no Belas Artes.Extra vem ai...

terça-feira, 16 de junho de 2009

CASA DO POVO

A Câmara Municipal,dizem,seria a casa do povo.Mas parece que as coisas não são bem assim.Protocolo como “Isso filme 75” ou mais.Não se enxerga nada.Recepção não preparada para informações,gabinetes sem livre acesso para o público em geral,para o munícipe,para o eleitor.
Este não vai chatear os “nobres edis”.Afinal.é um direito do cidadão dar sua sugestão.Apresentar sua reivindicação.Afinal,2012 vem ai...

#Avenida Henry Forssell:31 de março mudou de nome.Boa oportunidade para acabar-se com outras indicações passadas que nada representam para a cidade,como,por exemplo,Presidente Kennedy(Praia do Sonho).Mas cuidado como exagero,pois alterações dessa ordem criam problemas burocráticos,principalmente para empresas e comércio.

#BOLEIROS:Verdão faz a lição de casa e vai tranqüilo para Montevideo.São Paulo,Cruzeiro e Timinho vacilam.Rumo às decisões...

domingo, 14 de junho de 2009

#R o lixo mais uma vez tomou conta das ruas da cidade em pleno feriado.Bonita paisagem para os turistas...
Caminhão passou ontem(sábado) à noite,apenas....

#Briga contra e a favor do concurso para os cartórios continua.Agora na Câmara dos Deputados.A questão é sobre os nomeados sem concurso após a Constituição de 1988.

#Falando em concurso,inscrições para Prefeitura de Itanhaém já chegariam a pelo menos dez mil.E prazo vai até dia 18.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

TESTEMUNHA DA HISTÓRIA

A memória viva da cidade vai se perdendo

Dia desses,Luciano Neto,da Assessoria de Imprensa da Prefeitura telefonou-me checando algumas informações sobre a restauração da Virgem de Anchieta,imagem histórica que está em nossa matriz.Colaborei com as informações que serviram para matéria da TV Cultura alusiva ao Dia de Anchieta,9 de junho.Missionário jesuíta que aportou nestas plagas,falecendo em Reritiba (ES),hoje Anchieta.
O fato me fez lembrar o trabalho de recuperação de dados históricos feito pela Casa da Memória há mais ou menos 15 anos atrás e que parece perdido.
E o mais grave,as testemunhas da História vão sumindo,uma a uma.Bechir,Rosendo,Paniquar,D.Zulmirinha e tantos outros...
Restam poucos...Zwarg(bem velhinho),Wagner Biazini(da família Rosendo) e alguns poucos estudiosos...Albertino,Ernestinho,Alicia,Tetê e D. Nena,Abraão Zion,este escriba por dever de ofício...
Tal projeto precisaria ser retomado para que não se perca em definitivo a história oral de nossa centenária Itanhaém.
Chegou-se,na época, a se fazer um arquivo de vídeo com depoimentos do velho Poitena,Bechir,D.Terezinha Gatto,Rosendo e tantos outros.O material ficou sob os cuidados da Casa da Memória,mas parece que não houve o devido zelo para tão importante acervo.
A produtora santista Release Imagens,ao que nos consta,ainda teria o material em seus arquivos.A maçonaria falou em recuperação de tais gravações ,mas depois não mais se falou do assunto.
Antes que a verdade precise ser inventada,imaginada,devemos recuperá-la,para que não virem palavras ao vento,como dizem alguns.
De tanto falar-se uma mentira,esta vira verdade absoluta.Como alguns dizem,sobre a data de fundação de Conceição de Itanhaém..
“Aribaba....”

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CNJ(Conselho Nacional de Justiça) determina que todos os serventuários e oficiais de Cartório que ocuparam o cargo após a promulgação da Constituição de 88 e devem se submeter a concurso público para continuarem na função.Cerca de 15 mil no país .De outra forma,correm o risco de perderem a função.Deu no Estadão...

terça-feira, 9 de junho de 2009

ITANHAÉM NA TV

#Hoje,às 21 horas,na TV Cultura,matéria sobre a História de Itanhaém.Apresentação de Heródoto Barbeiro.Coisas interessantes...
#BOLEIROS
Dunga passeia no Uruguai.
Verdão e Timinho fazem a lição de casa.
Bambi e Peixe vacilam...

#Banco Português do Brasil de volta...Plena segunda-feira,Itaú fecha agência velha antes de abrir a nova.Na parte da manhã,tudo fora do ar.Até o Caixa Eletrônico!!!

domingo, 7 de junho de 2009

#Lula chega aos incríveis 81% de aprovação.Dilma a quase 30%.Fala-se do “3° turno”.Em resumo,o PT gosta do poder.Quem viver,verá...Muita coisa...

#Muita gente na Prefeitura no primeiro dia de inscrição para o concurso.Internet ainda não congestionada.Fala-se em milhares de inscrições...

#Rei morto,rei posto.Nome de Mourão aparece no “imbróglio” do BNDES e do deputado Paulinho(Força Sindical).História de comissão na licitação de verbas...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

BOLEIROS
Santos ganha o "come e dorme" do Mistão do Timinho....Muricy ganha da Raposa no dia errado...Copa de 2014,do Oiapoque ao Chuí...