quarta-feira, 16 de setembro de 2009

#Tia Lena homenageia Zwarg e Rosendo em seus papéis de mesa.Justa homenagem para os filhos de Itanhaém..

terça-feira, 15 de setembro de 2009

#O JOIO E O TRIGO

O nosso artigo da última ediçaõ de Fatos teve uma repercussão inusitada,principalmente entre os petistas :"Com as barbas de molho",uma análise de fatos politicos e administrativos do governo Lula.A idéia não foi de crítica pura e simples,mas uma abordagem de inúmeros acontecimentos.Da postura do Congresso à alegria e esperança ,talvez demasiada do Pré-Sal.

Como se afirma no título da presente matéria,todas as comunidades tem os bons e os maus.E na política no PT,não seria diferente.
O PT de Itanhaém,por exemplo,tem em seus quadros pessoas de destaque na comunidade,como Pompeu,professora Regina,Saadi,Eliseu,entre outros. A combativa vereadora é voz atuante em nossa Câmara.

Desde os tempos de Vila Euclides,Diretas Já,a trajetória do Partido dos Trabalhadores fez parte da História política do país.Todos irmanados pela Democracia.
Eu mesmo bati muito bumbo com o PT.
Fui eleitor deLula contra Collor.Já votei em Zé Dirceu,Fausto Figueira,Suplicy...
Mas parece que o poder,às vezes,corrompe.Independente do credo ou cor partidária.

O MDB / PMDB de Ulysses não é o mesmo de Sarney,Renan,Collor,Duque e de toda tropa de choque;o PSDB de Franco Montoro e Covas,não é o mesmo de Yeda Crusius e seus problemas no Sul;oPT de Lula,o metalúrgico,de Hélio Bicudo e tantos militantes da primeira hora,não é o mesmo da máquina que hoje domina e que em nome da governabilidade aceita apoios como de Sarney,Collor e companhia.Percalços como do mensalão,de Palocci,Delubio,Gushiken e tantos outros deixam suas marcas.
O poder pelo poder é um caminho conflituoso.
Em todo grupo existe o bom e o mau.O joio e o trigo.Como D.Quixote,prefiro os bons,mesmo que os moinhos de vento os carreguem...
#BOLEIROS:Quem é melhor?São PAulo ou Muricy?Papelão de líder no Barradão...

#Mais vereadores somente na próxima legislatura.Ufa!!A articulação dos vereadores não colou.Mais vereadores para que?Deveriam enxugar ainda mais as Câmaras,a maioria das vezes pouco representativo...

#JUSTA HOMENAGEM

Nesta sexta-feira,18,às 19 horas,a Assembléia Legislativa,por iniciativa da deputada Maria Lucia Prandi,estará homenageando o ambientalista Ernesto Zwarg Jr.Recentemente falecido,foi umdos nomes mais respeitáveis do país na defesa do Meio Ambiente.

#E a nossa Câmara Municipal poderia também prestar uma belíssima homenagem a seu filho de coração.A imensa "praça da Telefonica" ,oficialmente Benedito Calixto,poderia ser dividida em duas.A parte próxima do velho Hotel Pollastrini conservaria seu nome,a parte ao lado da Faculdade poderia chamar-se Ernesto Zwarg Jr.
Outra justa homenagem seria a Prainha chamar-se "Praia do Zwarg"...

#Deputado Arnaldo Jardim-PPS à frente de uma das Comissões do Pré-Sal na Câmara.Nome ligado à Baixada,especialmente a Itanhaém,certamente estará atento aos interesses da região.


sábado, 5 de setembro de 2009

#Forssell exonera Secretariado e prestigia funcionários de carreira(concursados).Uma forma de diminuir custos,tardiamente...

#Jornal Unidade(Sindicato dos Jornalistas)publica números históricos dos “Anos de Chumbo”.Mais de 50 mil presos em 1964,mais de 400 mortes e 163 desaparecidos.Isso tudo para o PT de Lula no poder.Valeu a pena?

#Campanha política se rende à informática,à Internet.Nova lei libera recursos e se atualiza...

ESTATUTO DAS CIDADES

A ocupação social do solo e o adensamento dmográfico

Dia desses,no “Senadinho”,comentou-se o machismo de Kassab desapropriando uma área em plena Avenida Paulista,de mais de 5 mil metros,para ocupação social.A construção do Parque Mário Covas.

Por uma dessas coincidências,era da família do “Francês”,família Thiollier,também proprietária da área de 10 mil metros em frente à CMTC(Condessa de Vimieiros) que,apesar de legalmente loteada e ociosa,como aquela da Avenida Paulista,continua com os proprietários.

Muita gente não atentou pela legislação que criou o Estatuto das Cidades,que de alguma forma se contrapõe ao direito legítimo de propriedade.Apesar de não ser “pai da matéria”,tentarei explicar tal conceito.

Principalmente em centros urbanos,com todas as benfeitorias públicas,espera-se o uso racional e social de tais áreas,evitando-se que as cidades se expandam de forma irregular,atingindo áreas de mananciais e de preservação ambiental.

A reurbanização da “Cracolândia”(centro de SP) e do Vale do Itororó,um vazio topográfico entre a Avenida Paulista e o vale da 9 de julho estão dentro do mesmo conceito.Todos os recursos urbanos lá estão,até com capacidade ociosa.A extensão do metrô,por exemplo,até Cidade Tiradentes e outras distantes plagas,talvez fosse evitável se o adensamento tivesse sido pensado décadas atrás.

O mesmo se dá ao longo das ferrovias e antigas áreas fabris,como Mooca e Lapa.

E Conselheiro Acácio diria:”E que Itanhaém tem a ver com isso?”

Eu diria ,tudo,como qualquer outra cidade brasileira.A área do Francês,na Condessa de Vimieiros,é emblemática.Mas os vazios existentes em muitos pontos da área urbana,principalmente ao longo da Rodovia,mostra o aproveitamento inadequado de tais glebas,fazendo a cidade expandir-se de forma desorganizada até as fraldas da serra,de nada adiantando os espaços de saneamento e urbanismo para melhor servir o cidadão.

Seria hora do Poder Municipal,através de tributos severos,provocar o aproveitamento adequado de tais partes mortas dentro da cidade,aplicando os conceitos do uso social da terra,não muito diferente do que acontece na área rural como a discutida Reforma Agrária.Seria o fim da chamada especulação imobiliária.

Não havendo uso adequado de áreas urbanas nada mais justo que tenhamos mais praças,mais equipamentos urbanos,escolas,centros de lazer para o aproveitamento da população de forma geral.

Um belo assunto para meditação e discussão,principalmente dos Srs. Edis ,os que ai estão e os novos e velhos que devem chegar...


terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Cidade de Itanhaém",Loja Maçônica,fundada por Albertino Batista comemorou seus 15 anos,dia 31 de agosto.Homenagem justa e perfeita,não só a Albertino,como também aos iniciados na Loja,em 1994.
Alexandre Mucci,o Veneral atual,tomou tal iniciativa.

#O PEC(Porta Escancarada da Câmara) deve criar mais sete vagas em Itanhaém."A Casa vai ganhar experiência",dizem alguns...
Luiz Barbosa,Quintas,Angela,Mazinho e outros na fila...