terça-feira, 26 de janeiro de 2010

#Pouca cerveja

EM 2009,APESAR DA CRISE,BRASIL FABRICOU MAIS DE 10 BILHÕES DE LITROS DE CERVEJA. PARA A POPULAÇÃO DE 200 MILHÕES,SÃO 54 LITROS-ANO OU 1 LITRO POR SEMANA.POUCO,MUITO POUCO.

#BASTA SER VELHO,NÃO É PRECISO SER RIDICULO.NAS PRAIAS,A TERCEIRA IDADE PRIMA PELA EXCENTRICIDADE OU MAU GOSTO...

#E a Praça do Pescado,na Prainha,exala mau cheiro.Esgoto a céu aberto!

domingo, 17 de janeiro de 2010

NEM DEPOIS DE MORTO

Nada mais do que a verdade verdadeira o “Direita Volver”,de Marcelo Rubens Paiva.Erasmo Dias,o truculento,em seu enterro,correu o risco de não ter”amigos” presentes,suficientes para as alças do caixão.E fez-se deputado.
E o não menos discutível Romeu Tuma (DOPS,da mesma época)fez-se senador.Aliás,a PUC/Tucá sempre foi o alvo preferido da truculência.Na formatura da turma de 1964 da Casper/PUC,o teatro ficou às escuras.Os patronos dos novos focas eram Niomar Moniz Sodré(Correio da Manhã) e Alceu de Amoroso Lima(Tristão de Athaíde).
Salvaram a festa um formando(tenente bombeiro,com seus holofotes) e um frei dominicano,também estudante.Após a solenidade foram “bater continência” no quartel mais próximo.E pensar que se entregou o país aos homens das cuecas dos mensalões e mensalinhos e os pelegos contumazes.

#Multar não é preciso.Principalmente em locais em que a Zona Azul é desnecessária,como em trecho final da Pedro de Toledo.Abuso de autoridade.

#AMAMAS de Itanhaém – Associação dos Maridos Maltratados foi registrada em Cartório.Pode?Tem louco e louca pra tudo...

#Poda é Phoda- Legislação eximiu a Prefeitura da obrigação de recolher poda de árvores e jardins.A incumbência cabe ao munícipe,sob risco de autuação e multa.
Até ai,tudo bem.E quem mora na esquina nas ruas e avenidas com canteiro central,como é que fica?
Mais fácil seria a alíquota da taxa de lixo(IPTU) cobrir também tais despesas.A cidade agradece.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

#Esgoto a céu aberto na Praça da Prainha.Água fétida corre pela guia.Brincadeira...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

#Raul Cury à terra volta...
Apesar de tudo,era um gentleman...

domingo, 10 de janeiro de 2010

#Praias poluídas,problemas sanitários,desastres ecológicos e assim vai correndo o verão brasileiro.E ele carregando o seu isopor para cima e para baixo,pois nisso não écom "eu".Agora de jato de guerra ele entende....O problema vai ficar sério quando D.Marisa armar um barraco com Carla Bruni.Esses casais estão ficando íntimos demais...
E por aqui,a sujeira das praias é problema do rio...Aqui também dizem "isso não é com "eu".São "acts of God"como diriam os ingleses...

#"TOMBAR NÃO SIGNIFICA PRESERVAR"(Romeu Chap Chap-Secovi)

Na revista "Gerente de Cidades"(FAAP),o empresário da construção civil analisa a responsabilidade do Estado em relação aos imóveis tombados pelo Patrimônio Público.A inércia do Estado congela as áreas ditas de Patrimônio Histórico.Cita como exemplo de parceria a Casa das Rosas em São Paulo,onde o patrimônio se harmoniza com o progresso,cedendo espaço para a feitura de um empreendimento que viabiliza a manutenção do patrimônio.
Uma idéia para cidades históricas como Itanhaém.

#Santo Onofre,padroeiro de Itanhaém,dos bêbados e loucos...

domingo, 3 de janeiro de 2010

Réveillon de tristeza: Enquanto as festas corriam soltas, a natureza dava um aviso , “Não mexam comigo”. Tragédia de Angra e outras mostra que não devemos afrontar o Meio Ambiente . A tragédia não respeita ricos ou pobres . Água morro abaixo ninguém segura...

Cá em Itanhaém se mede o número de turistas pelo lixo nas ruas . Cidade ficou cheia de gente e lixo , literalmente... A temporada promete ...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

#Dr. Samir Aith,antigo juiz da Comarca,passando a virada em sua casa na Barra,cumprimenta amigos através da coluna.Dr.Samir,como Ismael Muraro,Enoque,Luiz Fernando e outros,são representantes do Judiciário que se integraram à comunidade.

#E a chuva esfriou o Réveillon.Queima de fogos na Praia do Sonho,virada no Satélite,foram os tradicionais pontos altos.
De resto,muito barulho e pouca música...

#ENGENHARIA DA PRAIA

Camões,o dos mares “nunca d’antes navegados”,falava de engenho e arte.É o que não falta na praia,desde a montagem dos eventos “oficiais”,tipo Gordo,até barraqueiros e a turma do bate-volta e veranistas mais vios,Desde a bomba de se retirar corrupto(estes quase acabaram) para fazer-se o furo da barraca,até garrafas de refrigerante-litro,cheias de areia para base das tendas,ou até atadas de forma engenhosa,formando uma grande bóia,quase uma jangada.Destaque para a revoada de papagaios(de papel).
E vende-se de tudo.De queijo coalho a óculos escuros,cangas e vestidos.Fiscal,pra que fiscal?Ambulantes satisfeitos,usuários,mesmo os que não aderem,fazem vistas grossas.
Marronzinhos do rigor inicial vão até desistindo,tamanha são as irregularidades.E a Marinha,a Capitania,vigia os grandes.Caiaques,jet-skis,estes correm soltos.
Ao final da temporada,salvam-se todos,com exceção dos afogados.E o comércio local com as burras cheias vai reclamando da concorrência desleal...

#OS MUNICÍPIOS PAGAM O PACTO

A União dá o pão,a cidade,o feijão.Repasse da merenda escolar será R$0,30 em 2010.
Já dizia o velho Edson que o governo mandava o pãozinho e a Prefeitura fazia o sopão.Aliás,a merenda escolar continua sendo uma tradição positiva em Itanhaém.Teve até prefeito que visitava as escolas lá pelo meio-dia e não rejeitava a merenda.
Desde a sopa,o feijão,até a goiabada com queijo.De sobra,o suco de frutas.
Anos passam,governos mudam e os municípios continuam pagando a conta.Dizem os jornais que os 5.563 municípios brasileiros arcaram em 2008 com quase 12 bilhões de custos que seriam da União e dos estados.
Para 70% das cidades,o ano 2009 e o próximo orçamento já estão comprometidos.As benesses fiscais para inúmeros produtos,do automóvel ao tanquinho,impactaram também na arrecadação municipal.E para aqueles onde o FPM(Fundo de Participação dos Municípios)é importante,a situação é ainda pior.E para completar isso tudo,o Tribunal de Contas aplica a tal Lei de Responsabilidade Fiscal para os prefeitos que usam recursos em alíquotas não previstas.Destaca Paulo Ziulkoski,da Confederação Nacional de Municípios,que o desembolso das prefeituras seria até três vezes maior do que os números mencionados.Somente em diferenças e manutenção do Bolsa-Família,os municípios chegariam a desembolsar perto de 5 bilhões anuais.Enfático,disse,”Lula pariu ,mas quem cria e paga as despesas são os municípios”.(Estadão-26/12/2009).
E repercutindo o assunto(27/12),o mesmo jornal comenta pesquisa do IPEA,”Presença do Estado no Brasil”,mostrando o verdadeiro abandono,a falta de serviços públicos de responsabilidade da União,como o sistema SUS(Saúde) e outros itens primordiais como Educação e Cultura.Não há PAC que agüente...
E,finalizando,Itanhaém não é uma ilha...