quarta-feira, 30 de junho de 2010

#Justo e perfeito:Álvaro André,o novo venerável da “22 de abril”;Alexandre Bechelli,mais um ano à frente da “Cidade de Itanhaém”.

#Reformulação nos quadros da Administração Municipal.Projeto de racionalização...

domingo, 27 de junho de 2010

# Prefeitura transfere crédito adicional para Itaprev de R$850 mil.Deu no BO.Recursos para benefícios e pensões...

#Marco Aurélio emplaca lei sobre o barulho excessivo dos caminhões de som que perturbam o sossego público.E quase no seu pedaço,na entrada nova,fazem um campeonato e "mil decibéis" de carrões com sistema de som "a mil e um".
Domingo,na hora da soneca.
Vale tudo...Ouvido dos outros é penico...

sábado, 26 de junho de 2010

O que aconteceu com o comitê do PSB?
Fechou?Mudou?Relaxou?
Informações para a coluna...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

João Rossmann,um dos leitores assíduos do blog "Notícias de Itanhaém",tem se destacado na Câmara por diversas iniciativas.A moçada do Praião aguarda o "Manequinho",homenagem aos surfistas e a continuação do calçamento da avenida Presidente Vargas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

#FACSUL oferece curso de Formação em Cidadania e Política.Bom para alguns(ou muitos) dos políticos da Província.Ética e Responsabilidade Fiscal podem ser assuntos a serem analisados...

BARRA É "BARRA"

Mais um naufrágio na Barra.E o inverno está só começando.De enrocamento não se fala mais...

Plano de Saneamento Básico pode ter a solução

Mal entrou o Inverno,as marés de cheia e os acidentes na Barra vão se multiplicando.
A comissão,presidida por Marco Aurélio,poderia incluir o problema da barra no Plano de Saneamento Básico.Afinal,o nosso rio Itanhaém recebe todas as águas da região.E o Plano de Saneamento Básico deverá analisar os problemas de água,esgoto e drenagem,entre outros.
Na administração João Carrasco,o Estado,através do Centro de Hidráulica do DAEE/USP chegou a fazer um projeto sobre o enrocamento da barra,o que facilitaria a navegação no local e a entrada dos barcos de turismo e pesca no Rio Itanhaém,onde estão os atracadores e marinas.
Um projeto definitivo e importante para a cidade e para a região.
José Luiz Gava(DAEE),e o pessoal do Iate Clube podem trazer importantes informações para o projeto de viabilidade.Na ocasião,ocusto a ser bancado pelo Estado seria de algo em torno de 5 milhões de dólares.
A obra basicamente seria um molhe(paredão) de cerca de 3/4 km,disciplinando as águas na barra e criando um canal de navegação seguro.Tal solução é comum em centros de turismo náutico e pesca profissional.
É um objetivo que depende de ação e vontade política.
Boa plataforma até para os prefeituráveis...

# Presente de Grego:governo do Estado transferiu para apartamentos do CDHU,na CESP,64 famílias dos bairros-cota de Cubatão.Mais pessoas abaixo da linha da pobreza de presente para Itanhaém.Mais demanda para Saúde,escolas,emprego,segurança.E centenas de famílias já aqui radicadas continuam sem um tetodigno.Não parece coisa de tucano...

domingo, 20 de junho de 2010

A JANGADA DE PEDRA

Os americanos da Península Ibérica

Já falamos dias atrás de José Saramago,português,Nobel,o mais sensível dos comunistas.Sua literatura é forte e farta.Acho o melhor deles "A jangada de pedra"que descreve um terremoto nos Pirineus,destacando a Península Ibérica do resto da Europa.A jangada de pedra ruma para a América,se encaixandoharmoniosamente no novo mundo.
Portugueses e espanhóis são meio brasileiros,hermanos,caribenhos.
A harmonia é total.A Península Itálica também deveria se fundir com a América...
"Ensaio sobre a lucidez" e "Ensaio sobre a cegueira" (filme de Fernando Meirelles)são também obras-primas de Saramago.A cegueira nivela todos por baixo,a lucidez abre os olhos de todos.Fábulas políticas.
E o "Evangelho segundo Jesus Cristo"fala do Deus homem.

E tem gente que se orgulha de nunca ter lido nada
Nossa Biblioteca e certamente o Elói guardam Saramago em suas prateleiras.
Sem esnobismo,Saramago merece registros em todos os anais.

#Rua Peruíbe,um buraco só.Sabesp,Prefeitura,empreiteira?Não adianta empurrar,alguém deve tapar...
Falando em buraco,a batcaverna do Ciretran continua a mesma.Deve ir até o Japão...

#Brasil de Dunga vai bem,obrigado.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

#Não fui e não gostei...da reunião dos corretores de imóveis com autoridades do Município.Se for para cercear a propaganda,tal medida deveria ser aplicada também no comércio,inclusive nos carros de som.Tipo "Lei Cidade Limpa" do Kassab.

#E Rolf Kurtz ,no Estadão,compara Lula a Luiz XIV,o Rei Sol,que governa absoluto sobre todas as coisas.Mas depois dele veio Maria Antonieta e Luiz XV que levaram a França ao caos,à bancarrota,à Revolução.A História parece uma roda gigante.Sobe e desce...

#Todos nós somos filhos de Deus e iguais perante a Lei.Para que estatuto social e racial?Todos devem ir à luta.Cota para uns e para outros é a verdadeira discriminação.Tema difícil,para todos nós...

#José Saramago ,o imortal Prêmio Nobel da Literatura Portuguesa se foi.O seu "Jangada de Pedra" conta uma fábula em que a Península Ibérica,em um terremoto,se desliga da Europa e ruma para a América.Portugueses e espanhóis são mais latino-americanos do que europeus.No Elói tem...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O BURACO É MAIS EMBAIXO

GOLFO DO MÉXICO,MAR DO NORTE e PRÉ-SAL

E parece que as grandes petroleiras do mundo estão pondo as barbas de molho,como diria Conselheiro Acácio,a respeito do petróleo em águas profundas.
Obama proibe novas perfurações no Golfo do México e no Alasca.A Noruega suspende novos poços no Mar do Norte.
"O setor do petróleo está assustado e sabe que desastres ecológicos saem muito caro".
Ainda não é possivel avaliar quanto custará a tragédia do Golfo do México."Bilhões de dólares em indenizações para o turismo,pesca e moradores da região",diz,literalmente,o Editorial do Estadão(A-3-13 de junho).
Continua,dizendo que a Petrobrás não pode ignorar tão importante acidente,acontecido na profundidade de 1.500 metros.
Devemos lembrar que o tal Pré-Sal está a mais de 7 mil metros.Dessa forma,a euforia e a divisão antecipada de "tais lucros" precisam ser repensadas.Ninguém deve gastar por conta.A natureza agradece a cautela de quem decide...
Passada a euforia eleitoral,as vuvuzelas param ,as ações da Petrobrás se estabilizam e as gaivotas continuam quietas,tranquilas...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Barra cada vez mais perigosa

Outra traineira naufragou.E o projeto de enrocamento da barra,da melhoria do canal,no fundo da gaveta.Seria bom para a Pesca e para o Turismo...

terça-feira, 15 de junho de 2010

SAÚDE É O QUE INTERESSA

O CONSAÚDE,que administra o Hospital Regional de Itanhaém tem planos de expansão,visando ampliar e melhorar o atendimento da unidade.Hoje, com pouco mais de 70 leitos,são atendidos cerca de 400 pessoas/mês.Além das unidades de UTI e outros serviços.
A CONSAÚDE,uma empresa pública,administra também os hospitais de Registro,Pariquera-açu,entre outras unidades.

domingo, 13 de junho de 2010

BOLEIROS
Alemanha já mostrou a que veio.
Agora é a hora dos gigantes de Dunga.

E por aqui,o Verdão vai trabalhando,Kleber,Felipão e esperem mais,muito mais...
SERRA NO PLANALTO

O Brasil pode mais

TERRAS DE SANTA ROSA

Pouca gente sabe,ou lembra,que Itanhaém tem um Distrito encravado na Zona Sul da capital.Em Parelheiros.O acesso somente através da Anchieta/Imigrantes.
Ruy Santos,em seu blog,fala do projeto da estrada de Parelheiros.
Que me desculpem os “vizinhos” de Santa Rosa,mas a tal estrada é um velho projeto da Era Maluf.Mais problema do que solução,tenham certeza.Hoje o extremo sul paulistano é uma zona totalmente decadente e ligaríamos o Litoral Sul a lugar nenhum.
A São Paulo que interessa está muito longe do extremo do extremo de Santo Amaro.
Além disso,o Rodoanel já fez o papel de integração do Litoral com o Planalto.
“Xô,Parelheiros...”

POMPA & CIRCUNSTÂNCIA

Dia desses,fui recebido no Gabinete de maneira formal e respeitosa.Não pelo Kaiser,lógico,mas por gente que interessa.Um amigo.Aprendi mais um pouco sobre a chamada PEC 64,mas de prático,nada.
Parafraseando o Estadão,há mais de 300 dias sob censura,estou há exatos 3743 dias(data-base : 13/06/2010) esperando pelo meu rico dinheiro do Precatório.Coisa para lá de dez anos...
E acabei lembrando de meu sogro,um italiano de boa cepa,Guido De Divitiis,que sempre lembrava a visita do lendário Prefeito de Nova York a São Paulo.Do alto do velho Martinelli,ou do novo Banespa,nos anos 50,ao ver a paisagem de São Paulo,de um lado os Jardins,do outro,a velha Mooca e a zona fabril,teria dito:”Qui se parla,lá se lavora”,em um italianês,tipo novela “Passione”.
Estou perdendo a vontade de me indignar.Muito se fala,pouco se resolve.
Como diria Ibrahim Sued,”os cães ladram,a caravana passa...”
Deixo claro que estou do lado dos cachorros.Há muito sai da caravana...

sábado, 12 de junho de 2010

#REMOLIXO,UM LIXO:
Na porta do Ciretran,Praia do Sonho,com carros parados dos dois lados,o caminhão da Remolixo passa "na marra" ,batendo em tudo e derrubando até árvore.Lamentável!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

#Do Oiapoque ao Chuí,vazou o petróleo do Pré-Sal.Todos são iguais perante a lei.Rio,Espírito Santo e São Paulo vão ficar com um pouquinho do muito.
O Pré-Sal tem um horizonte nebuloso.É o que decidiram os senadores.Quem é macho para mexer?

#E a Ficha Limpa é pra valer.TSE decide aplicar já a lei de iniciativa popular.Aleluia!

#Mocidade Alegre: o ir e vir da mocidade alegre enche os corredores da Prefeitura.Jovens funcionários que parecem felizes atendem o contribuinte com o máximo de boa vontade.
Você decide: bons salários,vontade de trabalhar,medo de perder o emprego...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

9 de junho

PARA ENTENDER:

Muita gente estranhou o feriado de 9 de junho.Considerado até fora da Legislação maior que prevê o número de feriados municipais permitidos.

O dia 9 de junho lembra o falecimento de Anchieta em 1597,em Reritiba(hoje,Anchieta),no Espírito Santo,próximo a Vitória.
Livro editado pela Biblioteca do Exército(Joaquim Thomaz) tem relato sobre a passagem de Anchieta por Itanhaém.
A velha imagem na Praça,do escultor Morrone,é um marco significativo para a memória de Anchieta.

terça-feira, 8 de junho de 2010

VANDALISMO
Já começou a depredação dos painéis fotográficos .Junto à Praça da Matriz já estouraram pelo menos um deles.Uma pena...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

#PSIU ITANHAÉM-
A Câmara, sempre atenta para assuntos maiores e até menores,deve urgentemente regulamentar os serviços de som,fixos e volantes.Insuportável os “trios elétricos” anunciando picanha fresquinha e cerveja em latinha.Ouvido do contribuinte não é penico...

#7 de junho,Dia Nacional da Liberdade de Imprensa...”A diferença entre a verdade e o discurso...”

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ENQUANTO o chamado “Impostômetro” supera os 500 bilhões de reais, Guido Mantega corta verbas da Educação e Saúde . E o tal PAC está empacado em pouco mais de 40% dos investimentos previstos...
E Bernard çShaw já dizia: “E a Democracia troca corruptos por incompetentes”...E aqui até os corruptos são incompetentes...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

IMÓVEIS

http://itanhaemcasanova.blogspot.com/
XÔ DENGUE:

Estado considera o surto de dengue no litoral uma verdadeira epidemia.Nos primeiros meses do ano,chegou a mais de 22 mil casos,contra pouco mais de 400 no mesmo período do ano passado.
Guarujá,com 6700 casos,é o triste campeão de dengue.
Curiosamente,Itanhaém não aparece nas estatísticas.
Situação sob controle ou omissão de informações?
Com quem de direito...