sábado, 10 de novembro de 2007

Almir Garcia

SOL , PRAIA , ANSIEDADE

A cidade se prepara para mais um Verão


Alguns feriadões para pegar o ritmo e a cidade se prepara para mais um Verão . Comércio esperto, de olho no Natal e no sol . Um olho na carne , outro no gato, diria o conselheiro Acácio. ACAI com sua campanha morna do sorteio do carro zero vai fazendo a sua parte . O chamado setor hoteleiro, as pousadas já formando os pacotes visando os turistas na acepção da palavra . O que se hospeda na cidade, realmente consome . Porém, antes do turista está o veranista. Aquele que tem o seu imóvel de praia, que é contribuinte . Este quer a rua limpa, os serviços essenciais funcionando, segurança para a garotada que vai para as baladas . A Administração Municipal deve estar atenta para bem servir tal cidadão , muitos deles eleitores . Além dos eventos os serviços são essenciais para uma cidade que se diz de turismo .
Uma preocupação constante deve ser relação à dengue, que já se tornou um mal endêmico . Olho também no Praião , onde os quiosque estão , literalmente , à beira do abismo . Soluções paliativas não parecem suficientes. Do tal enrocamento da barra ninguém mais fala .
Cidade prazerosa para os seus moradores também é boa para o visitante . Alguma coisa talvez precise ser pensado em relação à Zona Azul , com uma abrangência maior do que o necessário no centro . Em contra-partida alguns bolsões de praia poderiam ser tarifados . Sinalização da Prainha , proibindo-se o estacionamento na areia, mão e contra-mão na João Farah, assuntos para analise . E as tais obras da “Feira do Peixe” ficam prontas até o Verão ? . A praia dos Pescadores precisa ter o seu visual revitalizado com urgência . Hoje temos mais venda de pinga do que de peixe .
A divulgação da cidade na boa mídia deve ser uma preocupação , principalmente do comércio . Além do Estado de São Paulo , de forma geral , norte do Paraná , sul de Minas , Mato Grosso do Sul e até mesmo Goiás são áreas a serem atingidas . Muita gente dessas regiões chega até a Baixada Santista e precisa ser incentivada a colocar Itanhaém em seu roteiro . Aquela história de Costa da Mata Atlântica , definitivamente não pegou . E novamente , conselheiro Acácio pondo a colher: “Mateus, primeiro os seus teus ; pouca farinha meu pirão primeiro”. Tenham certeza que os irmãos maiores cá da região estão mais para puxar o tapete do que para executar projetos conjuntos. Basta ver o terrorismo em relação ao nosso aeroporto . Fazem questão absoluta de “esquece-lo” e sugerem alternativas fantasiosas . Precisamos investir , na verdade , em um Turismo profissional de qualidade , única forma de fazer vingar em definitivo tal segmento , nunca se esquecendo , porém , de se colocar os ovos em diversas cestas . Outras atividades econômicas precisam ser incentivadas . Desde as médias , como confecção , o ramo de móveis, por exemplo , como também ficar-se de olho nos sonhos distantes do tal porto e do petróleo .

Nenhum comentário: