terça-feira, 15 de abril de 2008

EUFORIA DESMEDIDA

A farra dos “royalties” agita municípios costeiros




Os jornais tem publicado a descoberta de novos campos de petróleo , agitando a Bolsa e as cidades das bacias produtoras.
A nossa região , em especial , está ansiosa sobre a definição do tal porto do Litoral sul que já enfrenta dificuldades técnicas, ambientais e legais . . Um filme que já vimos. Além disso , o aeroporto não “alça vôo”.....
A farra dos “royalties”, como fala o Estadão agita principalmente os municípios fluminenses como Campos que chega a receber R$ 848 milhões/ano de repasses do petróleo . Porém, pelos critérios técnicos e geográficos nem mesmo o Campo de Tupi favorecerá diretamente o Litoral Sul Paulista .
Hoje Itanhaém recebe um valor praticamente residual e não se sabe se as coisas irão melhorar , apesar do senador Aloísio Mercadante , freqüentador de Peruíbe , fazer o seu ”lobby”
O mais importante disso tudo é que a Controladoria Geral da União está de olho nesses repasses . Em Campos, por exemplo , existem gastos fora de controle e a população acusa a Administração Municipal de não investir na Saúde, na Educação, no Social enfim . Empregos somente para mão de obra qualificada e o povo à margem do tal progresso .
Um assunto para se pensar, diria conselheiro Acácio...

Nenhum comentário: