segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Almir Garcia

A LUZ E O TUNEL...

A sutileza de um elefante na loja de cristais


Pela a afoiteza de Guido Mantega , no paulistano G-20 , dizendo que a luz no fim do túnel pode ser de uma locomotiva( na contra-mão) e as parlapatíces de Lula que para tudo tem uma solução , desde a crise internacional , até o desempenho do seu Timãozinho, agora de volta às “elites” , mede-se o medo , o pânico , das autoridades , do povo em geral a respeito do futuro próximo e de médio prazo da Economia mundial , que sem dúvida ajudou a eleger o bronzeado Obama , como disse Berlusconni, um Lula à italiana .
Como já disse em outras ocasiões, apesar do otimismo de nosso prefeito Forssell e de outros arautos dos novos tempos, Itanhaém não é uma ilha e muita gente começa a se preocupar com o nosso “fluxo de caixa” . E explico . O porto Brasil ficou na ameaça , o tal pré-sal , por enquanto inviável, os chamados grandes investimentos ainda distantes .Alguma novidade, não vivemos sempre sem isso ? Melhora na temporada, um aperto na baixa e as coisas ,mesmo devagar, vão andando .
Porém , parece que muita gente tem se preocupado com a “ tocação” de bumbo a respeito da Economia. Além do efeito direto, limitação de crédito , mais cautela nos negócios , há o efeito psicológico , discutido e muito , na Tia Lena, Takeru , Zaqueo e outros fóruns privilegiados, quiçá na Maçonaria e clubes de servir , locais que há muito deixei de freqüentar...
E explico , dia desses cobrei do nosso editor de “Fatos” o motivo de haver atraso na publicação das ultimas edições do nosso já tradicional jornal . E André Caldas explicou . O comércio, os anunciantes, estão investindo menos no que consideram supérfluo, a publicidade, o “reclame” , como se dizia no tempo do conselheiro Acácio .Acham que vão gastar dinheiro . Ledo engano...Nos velhos manuais de Publicidade existem exemplos clássicos do êxito de quem investe na crise.
Durante a Segunda Grande Guerra , lá pelos anos 40 , os Estados Unidos da América concentraram todo o seu esforço de produção na industria bélica . A industria automobilística foi , como era de se esperar , a mais atingida . Não se produzia mais nada . Nada de produção , nada de publicidade . Certo? Errado...Henry Ford investiu pesado em “louca campanha publicitária”, como diziam: “Há um Ford em seu futuro”, diziam as rádios, os outdoors, os reclames nos jornais e revistas . Não deu outra , terminada a Guerra enquanto os outros tentavam retomar o espaço perdido , lá estava a Ford viva como nunca dominando totalmente ao mercado . E dando-se ao luxo de dizer: “escolha a cor de seu carro, desde que seja preto ou cinza...
Resumindo a missa, toda essa arenga, devemos continuar acreditando , trabalhando , buscando soluções criativas em nosso nicho de mercado .O Veranismo, o Turismo de tiro curto , tão de agrado do paulistano , do Interior do Estado . Não temos os grandes hotéis ,mas temos nossas pousadas, nossas colônias .Os itanhaenses de segunda residência que podem movimentar a cidade se incentivados.
Um trabalho para a sempre nova Administração Municipal, para a nossa Associação Comercial, a ACAI . E para isso, anunciar é preciso , na mídia local , através de campanhas, na mídia regional e quem sabe, se houver fôlego , em outras regiões do Estado . Vai dar certo ,tenham certeza. Basta olhar ao redor... os grandes anunciantes continuam a todo vapor .




Boleiros: São Paulo com a mão na taça, tenham certeza .Só tem “baba” pela frente . Depende só dele.E o Santos que se cuide. Precisa voltar a ganhar . E o Timãozinho vai ter fôlego para 2009 ? Pode ser ...

Nenhum comentário: