quinta-feira, 26 de novembro de 2009

NOSSO PERFIL IMOBILIÁRIO

Da baixa renda à classe média

E edição anterior do "Fatos",o jornal do André Caldas,no editorial ,comenta-se a "vocação" de Itanhaém em receber turistas e veranistas de baixa renda,das classes C e D.
Fala dos projetos de casas populares que incentivariam tal perfil de frequentadores.

A coisa é mais ou menos assim,mas as origens "são milenares",diria Conselheiro Acácio.
A grande Itanhaém,que reunia as áreas de Mongaguá,Peruíbe,Pedro de Toledo e outras mais,tinha grandes vazios,que certo ou errado,eram chamadas de terras devolutas do Estado e até da Igreja(leia-se Mitra Diocesana0.
Isso tudo se firma baseado no"ouvir dizer",na "Literatura de Cordel".É evidente que devem existir registros oficiais sobre o assunto na Prefeitura,no Registro de Imóveis.
Nos anos 40 e 50,era comum a doação de tais áreas para associações e sindicatos,o que fez surgir na região um sem número de colônias de férias e loteamentos populares.Cite-se o próprio Satélite,a antiga CMTC,a Guarda Civil(hoje,PM),o Suarão que teve sua origem no Círculo Operário do Ipiranga,do saudoso Padre Ballint.Um exemplo de loteamento popular,de vila operária.Mongaguá,Praia Grande,Peruíbe também tem origem parecida.
A distância geográfica,o difícil acesso,por uns tempos,atraiu uma elite excêntrica,um gancho que Dr.Edson,com seu Cibratel soube aproveitar por dezenas de anos.Porém,a origem da urbanização da região é de gente simples,do caiçara,do trabalhador urbano,do migrante,que formaram as vilas.
A Vila São Paulo chamava-se,outrora,"VilaOperária".
Hoje em dia,que a cidade já tem vôo próprio e assimila grandes projetos como o "Golden Tower" e o "The Place",e também as casinhas de meio lote.

O que é preciso é uma Economia dinâmica que abranja,abrigue todo esse perfil de nosso povo.A grande quantidade de aposentados que demandam cada vez mais o serviço público é mais um "x" dessa enorme equação de difícil solução.Somos mais ou menos a cara do Brasil...

*************************************************************

#Quanto aos vigias de praias,uma solução seria o aproveitamento das ONGs ou de um esquema criativo usado por nós no passado,quando o comandante da PM era o hoje Coronel Joecy.A chamada "tropa de verão" vem normalmente do interior.E nas longas folgas dos turnos de 24 por 72 hs,os PMs acabavam dando uma ajuda voluntária nos eventos de praia.Conclusão:era uma vigilância redobrada e profissional,sem qualquer encrenca...


#MELHORAR É PRECISO:
Valdir,ao se declarar pré-candidato a prefeito,afirma ser homem da periferia:"Sempre morei e trabalhei lá".
Mas é preciso melhorar de vida.Hoje tem um belo apartamento no "The Place',no Praião...Ele,afinal,trabalha para isso.Como Lula,não esquece suas bases,um no Savoy,outro em São Bernardo...

Nenhum comentário: