quinta-feira, 8 de novembro de 2012

MEDICINA DE GRUPO

Dá-se o nome de Medicina de Grupo a um aglomerado,associação ou cooperativa de profissionais da área de Saúde que prestam serviços para uma comunidade associada ou cooperada.
Mas a expressão acima,Medicina de Grupo,pode ter também um sentido pejorativo,jocoso ou até de má intenção.
N]ão vou dar nome aos bois,nem entrar no mérito da questão.Isto é assunto para o Sr.Ministro Alexandre Padilha,o guardião mor da saúde no país.Desde o SUS até a fiscalização de toda área da Medicina,assim entendo.
Quando o uso do chamado convênio é rotineiro,uma consulta,um exame simples,apesar de você não ser atendido por nenhum Zerbini,as coisas andam.
Muitas vezes o cidadão paga o Plano de Saúde por 20,30 anos,fazendo pouco uso do mesmo.Porém,quando chega a fase da vida chamada por alguns energúmenos de "melhor idade",começa o drama.Pula-se de galho em galho,como símio idiota,à procura do médico ideal.Um atende a consulta clínica,"mas não é conveniado para procedimento".O hospital melhorzinho é elitista.Atende somente determinadas situações.Naqueles que atendem a tudo e a todos,você se surpreende ao ser atendido junto com pacientes do SUS e outros serviços públicos.Não é preconceito,não.Você,então,paga para que?
Como usuário,se você mantiver um olhar mais atento,um olho no peixe,outro no gato,poderá perceber que o seu procedimento está sendo feito pelo órgão público e não pelo convênio.Nos chamados hospitais gerais,é fácil flagrar-se tal situação.
Um belo assunto para a ética médica,para os srs. deputados  e outras autoridades do ramo.
Não dou nome aos bois,pois mesmo falando a verdade,a vara arrebenta do lado mais fraco.
Dona Dilma,que até prova em contrário,"pega e arrebenta",poderia tomar ciência do verdadeiro quadro da Saúde no país.Que não muda muito desde os tempos de Oswaldo cruz,Conselheiro Acácio e outras figuras da História e do anedotário deste país varonil.
Falei e disse.

Nenhum comentário: