sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

"NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO-Vereador Conrado Carrasco
O Padre Francisco Pelonha Neto, da Paróquia Nossa Senhora Conceição de Itanhaém, durante a celebração das duas Missas ocorridas na última quarta-feira de cinzas, dia 18/02/2015, uma na Igreja Matriz de Sant’Anna e outra na Igreja Nossa Senhora da Conceição, ofendeu, injuriou e agrediu verbalmente o Vereador Conrado Carrasco, que não se encontrava no recinto.
Repudiamos veementemente tal atitude, que consiste em uma reação absolutamente arbitrária, desmedida, desrespeitosa e desproporcional, baseada na manipulação dos verdadeiros fatos ocorridos, e que depõe contra a função sacerdotal de um líder religioso ou de qualquer indivíduo, seja por ser em plena celebração de missa, ou mesmo em qualquer outra situação ou localidade.
Esclarecemos que o fato concreto e verdadeiro é que o mandato do Vereador Conrado Carrasco, após ser procurado por munícipes e membros da comunidade católica, tomou conhecimento de que havia sido construída uma sala fechada dentro do edifício da Igreja Matriz de Sant’Anna – igreja esta, de idade secular, tombada pelos órgãos Estadual (CONDEPHAAT) e Federal (IPHAN) de defesa, preservação e proteção de patrimônios históricos.
Após a mobilização de membros da comunidade e a verificação in loco do próprio Vereador, acompanhado de profissionais de arquitetura e zeladoria de patrimônios históricos, a ação do mandato foi pura e simplesmente encaminhar um ofício (nº 17/2014/GVCSPVC/CMI) aos órgãos supracitados, perguntando se tais intervenções estavam de acordo com a legislação vigente e se havia anuência dos mesmos sobre aquelas alterações em um conjunto arquitetônico de tamanha importância histórica, turística e cultural para o nosso Município e para o nosso País.
Cumprindo seu papel como Vereador, legislador e fiscalizador, esta foi a ação concreta de Conrado Carrasco: solicitar informações aos órgãos competentes para garantir o devido cumprimento da lei. Sabe-se que aquele patrimônio, por ser tombado, passa a ter caráter público e de interesse coletivo e, portanto, constitui-se como de responsabilidade de qualquer cidadão e, principalmente, de um representante popular zelar por sua defesa e proteção.
Ressaltamos que o Vereador Conrado Carrasco sempre defendeu e continuará defendendo os Patrimônios Históricos, turísticos, culturais e ambientais do Município de Itanhaém, sejam eles tombados ou não, pois acreditamos serem elementos fundamentais para que a nossa cidade se desenvolva respeitando a história e as riquezas materiais e imateriais de seu povo, sempre norteada pela busca da igualdade social, da sustentabilidade, da liberdade, do respeito às diferenças e do aumento da qualidade de vida de nossa população.
Por fim, afirmamos que estamos tomando todas as medidas cabíveis para que a lamentável atitude do pároco seja devidamente retratada e punida, e para que o nosso Patrimônio Histórico seja recuperado. Dessa forma, esperamos que a Igreja Católica cumpra seu respeitoso papel na sociedade e que a função pública da vereança também seja respeitada em todas as esferas.
CONRADO CARRASCO
Vereador da Câmara Municipal de Itanhaém"

Nenhum comentário: