terça-feira, 12 de agosto de 2008

VOTO NOVO
Renovar é preciso e com gente jovem

Dia desses,o Estadão publicou dois artigos emblemáticos.Um de Carlos Alberto Di Franco(é parente do Marcelo?)e o outro de Sandra Cavalcanti.
O primeiro fala do voto ético,do voto jovem.Mostra que o número de eleitores abaixo de 18 anos caiu de3,6 milhões em 2004,para 2,9 milhões este ano,enquanto o eleitorado do país subiu de 121 pra 130 milhões no mesmo período.Menos jovens ou desinteresse dos mesmos pela vida pública(?).Eles preferem a privada à pública.
E aqui em Itanhaém,talvez,na contra-mão de tais fatos,uma moçada entusiasmada está disputando a eleição municipal,além de candidatos de primeira viagem,mas de bom nível.Médicos,advogados,gente de boa formação.
Cabe ao eleitor renovar,votar novo,afastando as raposas e dinossauros que rondam a nossa Câmara.E outro ponto,quando elogiam o Alemão,elogiam sua equipe,a maioria de gente jovem,que mais acertou do que errou.....Agora,tudo depende de nós...

Sandra Cavalcanti,por sua vez,fala dos equívocos do Municipalismo.Dos mais de 6 mil municípios,muitos insustentáveis,que somente sobrevivem dos recursos do FPM(Fundo de Participação dos Municípios) e que gravitam e sugam os municípios maiores,viáveis.Cidades perdidas,muitas com menos de 5 mil eleitores.Sem Saúde,sem empregos,com Educação precária,mas que multiplicam seus vereadores com milhares em suas Câmaras Municipais.
Até mesmo na dita Baixada Santista,apesar do inchaço populacional,chega-se à conclusão que a antiga geografia política talvez fosse mais válida,verdadeira.
A velha Itanhaém,abrangendo Mongaguá e Peruíbe,até os anos 60;Praia Grande que confunde com parte de São Vicente;esta é engolida e confundido com Santos na região urbana.Guarujá e Bertioga,ficando quase uma coisa só.E o perfil político e econômico dessas cidades se misturam.Cria-se a região metropolitana da Baixada Santista,o projeto ambiental e turístico da costa da Mata Atlântica,interesses portuários e outros,como hospitais integrados na Saúde.
Que tal deputados e senadores de “culhões” não repensarem a nossa carta política e geográfica.O mesmo se fazendo em outras regiões,como Rio Preto,ondegravitam Nipuã,Salgado,Nova Granada e tantas outras cidades que geraram muitos velhos itanhaenses.
E por falar em deputado,onde anda Arnaldo Jardim,de Jardinópolis,que gravita em torno de Ribeirão Preto.Se escafedeu,foi sugado em Brasília.Estaria no clero pouco badalado...

Nenhum comentário: