terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Almir Garcia

E AGORA A FESTA ACABOU...

Passado o Carnaval , o comércio faz o balanço



Pelo que ouvimos , aqui e ali, o comércio não tem do que se queixar da temporada que agora termina . Cidade se manteve com uma taxa de ocupação bastante alta e os “especialistas” de plantão dizem que o paulista de forma geral redescobriu o nosso Litoral, sem dúvida mais barato do que o Nordeste e os “sujinhos” navios de turismo costeiro que deixaram um saldo sanitário, diria preocupante .
Mas deixemos de preâmbulos , como diria conselheiro Acácio e vamos direto ao assunto como sugeriu mestre Marcelo , corroborado pela perspicácia de mestre Wagner, não o compositor :
Como diz o jargão popular, o ano verdadeiro, financeiro agora se inicia.E Itanhaém não pode eternamente viver da expectativa de um chamado Turismo sazonal e pouco desenvolvido.E está na hora de passar-se do discurso à prática, se incentivando novas atividades econômicas . A nossa proximidade dos grandes centros consumidores e exportadores pode ser um caminho . Nada de grandes sonhos , mas de medidas práticas que a Prefeitura poderia muito bem incentivar com a criação de uma legislação menos amarrada e mais moderna.Nossa Câmara, apesar do noviciado vai fazendo a lição de casa .
Os chamados segmentos de mercado precisam ser bem definidos . Muito se fala da retração do setor automobilístico . Aqui vai um reparo . Quem tem “grana” vai atrás dos lançamentos em Santos ou até mesmo São Paulo . Aqui fica o mercado dos modelos populares e dos chamados semi-novos( é com hífem ? ) . E no entusiasmo as lojas se multiplicaram e agora a choradeira é grande e os benefícios fiscais não atingem tal mercado .
Para incentivo ao mercado imobiliário, impostos poderiam ser reduzidos na área de material de construção( ISS se aplicável) e até mesmo o ITBI(Imposto de Transmissão),
cuja alíquota é de 2%, poderia ter uma taxação menor, compensada hipoteticamente pelo maior volume de negócios.
Não há dúvida que a Administração Municipal é uma das grandes mantenedoras da Economia local . O chamado Pregão Eletrônico que democratiza as concorrências ,muitas vezes elimina a empresa local , o prestador de serviço do Município. Com alguma imaginação, sem ferir-se a legislação , poder-se-ia achar um caminho para priorizar-se o mercado e a mão de obra locais . Um grupo de trabalho do Poder Público , ACAI e outras entidades poderia achar um caminho . Criar, inventar é preciso.....


RIGOR EXAGERADO: Agentes de Trânsito com rigor exagerado neste feriadão de Carnaval . Seria orientação ou ordem a “caneta antes do apito” ? Zona Azul em dias de “meio expediente” deveria ser repensada .
E as fardas de brim , em pleno Verão devem ser um tormento para a moçada da fiscalização...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BOLEIROS:
Campeonato cada vez mais Verde..Timinho é vacilão e Bambis não ficam atrás.Santos é Santos,né?Uma briga séria...

E o Verdão de Luxa amarelou no primeiro jogo pra valer(Libertadores).E São Marcos facilita...

PRIORIDADE
Ao invés do excesso de rigor na Zona Azul e esquinas de Itanhaém,a Guarda Municipal deveria estar atenta com a vadiagem,principalmente no Centro e Belas Artes.No passado,vadiagem era contravenção no código...E agora?

FORSSELL preside Condesb e anuncia uma grande obra:a Escola de Belas Artes.Para ser Prefeitonota 10,só falta para os Precatórios...

PRAINHA-Às vésperas do Carnaval,obra na Prainha está um caos...

domingo, 15 de fevereiro de 2009

#CASA DA MEMÓRIA:
O amigo Fred,que tem um pé em Mongaguá,comentou a criação da Casa da Memória da vizinha cidade.Projeto semelhante foi executado cá em Itanhaém na Administração Jaime Carrasco,na Casa de Câmara e Cadeia,com a participação de Rosendo,Zwarg,o falecido Bechir,D.Terezinha Gato e outros notáveis de Itanhaém.
Trabalho também da então ativa SAITA(Sociedade Amigos de Itanhaém).
Trabalho que perdeu a força.Muita coisa que aparece no DVD da publicidade dos bares e restaurantes é fruto de tal trabalho que precisa ser retomado.

#ESPORTE É PRECISO:
Nosso Editor André Caldas,agora responsável pela área de Esportes da cidade comentou a necessidade de um trabalho de resgate,começando-se pelo Campão,Estádio Aurélio Ferrara.Muita coisa pode ser feita com a participação da comunidade.Placas publicitárias,divulgação,verbas captadas na Secretaria de Estado são caminhos para revitalizar o Esporte na cidade.Estes podem ser os primeiros passos para o sonhado Centro Olímpico.



BRASILIS PAULISTANIA

Apesar de 40 anos em São Paulo,um tal de Luís da Silva não aprendeu a ler.

Repercussão das maiores,discordando do Sr. Luís da Silva,a respeito do “alto índice” de analfabetismo no Estado de São Paulo.
Se esquece o nobre migrante que São Paulo não é dos paulistas.É dos brasileiros.Aqui,somos o reflexo do bem e do mal desta “Brasilis Paulistania”.
Aqui,todos se integram de alguma forma.O próprio Estados Unidos da América não é só dos americanos,como dizia Thomas Jefferson.
A América é dos Saxões,dos irlandeses,dos hispânicos,certamente,dos cubanos.
Em São Paulo,vivem,por sua vez,os bolivianos(ou bolivarianos),os nordestinos do corte de cana,hoje ameaçados pela crise e pela tecnologia.São Paulo é dos brasileiros.
Preconceito não se aplica,de lá e de cá.As ditas cotas,os quilombolas,práticas discriminatórias que os brasileiros do Norte,Nordeste,do Leste ,de todo lugar,devem repudiar,como diz o Hino de Itanhaém,do professor Roberto Juliano,de Vidal França,Bruno,Zwarg e outros notáveis,da cidade e de seus amigos.O Brasil,São Paulo,Itanhaém é de todos nós...

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Flávio voltou,reagregando o Senadinho.Nesta sexta-feira,muita gente na mesa da Tia Lena.Aleluia!Alegria não era total somente para os santistas...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

#Prefeitada em Brasília na festa municipalista de Lula.Pela “enésima” vez,se negociam os débitos do INSS para se destrancar as burras,como diria Conselheiro Acácio.Itanhaém fez tal acordo na Administração de João Carrasco,mas outros descumpriram a tratativa.
Dilma,a mãe dos pobres,vai faturando prestígio.

#Raul Cury,no Cibratel,toda asfaltada.Em compensação,ruas secundárias uma tristeza.E a maioria,sem placas indicativas.

#Nildemar de Souza Oliveira nos deixou.Um lutador,como toda sua família,Diomário,Evilmar e o saudosoVildemar.
Itanhaém ficou triste...

#Azia de Lula:

O nosso incrível presidente(p minúsculo) tem a ousadia de “puxar a orelha” de Serra pelo pretenso índice de analfabetos no “Estado mais rico do País”.Ele que não lê jornais se esquece que São Paulo não é só dos paulistas,mas si, dos brasileiros.
Acolhe em seu enorme coração “brasileiros do Norte,Nordeste,de todo lugar...”A maioria,com muita vontade de trabalhar,mas com pouca escola.Um exemplo?O próprio Sr.Luiz Ignácio que ,a seu modo,chegou lá....

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

#Gole diário teria caído 68,6%.Será?O hábito da cerveja diária teria diminuído no país.O que se escreve,não se fala!O bebe quieto continua.Aqui como lá.....Hoje,só 88% bebem,dizem...

#Circo e feira não dão certo.Confusão geral...

#Em Cuiabá,mãe crecheira,uma belíssima idéia.Mães desempregadas ajudando na creche de seus filhos...

#BOLEIROS
A liderança é verde.
Os pretensiosos caem de maduro.
Líderes por um dia....4 x 1 foi pouco?

LIVRE INICIATIVA


Seguindo a linha de incentivo à Economia nesses tempos difíceis,além de esperar as benesses da União e dos Estados,os municípios também devem entrar na política do “incentivo fiscal”.
Por exemplo,isenção de IPTU no primeiro ano para novas contratações,carência de taxas para novas atividades comerciais e industriais.
Algum tipo de incentivo para a geração de empregos.Caberia aos novos vereadores,à ACAI,enfim,à sociedade,usar a imaginação,fazendo o moto contínuo da Economia local funcionar.Não é só em Davos que se tomam as iniciativas.
A população,por sua vez,poderia ser incentivada ao consumo local.
Nada de compras em Santos ou Praia Grande.
“Quem vive aqui,compra aqui”.
Um desconto fidelidade,por exemplo,seria um bom caminho.
Mesmo no caso das lojas das grandes redes,a idéia funciona.Afinal,elas estão gerando empregos na Economia local.
Levam o seu quinhão,e daí?
O que é preciso é haver trabalho,otimismo,imaginação.
E isso vale para todos,até cidadãos “top de linha”.
Itanhaém merece....

sábado, 7 de fevereiro de 2009

#Dr.Bahuer,candidatíssimo à OAB.Apesar das eleições serem em outubro,articulações já começaram para a sucessão de Filoso.

#Moçada já não parece tão unida.Muita gente diz que há ranger de dentes...É o fogo das vaidades...

domingo, 1 de fevereiro de 2009

É PROIBIDO PROIBIR..

Em tempos de crise é preciso trabalho, imaginação e sorte...


“É proibido proibir”, não lembro, não sei, se antigo refrão de Caetano ou Chico, bem espelha o atual quadro de Itanhaém. Alguns de nossos novos vereadores, se manifestam sobre as velhas leis que atravancam o bom caminho do Município. Marco Aurélio, líder do prefeito seria um deles . Em “off” já ouvia a mesma manifestação de antigos procuradores do Município, muitos deles excelentes conhecedores da legislação , não só local, mas de forma abrangente. Na dúvida, lá está o Cepam ( Fundação Faria Lima ) para dirimir qualquer questão . Quando na Administração Municipal , na dúvida, recorria com freqüência a Renato Lancelotti, especialista em Direito Municipalista , entre outras coisas . Prova de seu conhecimento e postura apolítica é que está em seu “quarto mandato”. Desde os tempos de João Carrasco.
Agora vamos ao que interessa. Tempos difíceis, tempos de crise .Sobrevive, cresce , quem tem imaginação e descobre os nichos de oportunidades . Como digo e repito, Peter Drucker, o guru da Administração , sempre enfatizou tal ponto . Trazendo exemplos desde a velha depressão dos anos 30 .
Itanhaém, como se sabe, perdeu uma série de oportunidades e empreendimentos ao longo do tempo, por conta de uma legislação anacrônica e de administradores pouco afeitos aos tempos atuais .Passaram pelo vão dos dedos projetos como o Xuxa Park, Costa de Paranambuco , para se citar os mais recentes . Sem falar-se dos hotéis da Fumest nos anos 70 .
Meio Ambiente, legislação amordaçada , má vontade . Isso tudo somado não fez a coisa andar , como em Praia Grande, citando-se um só exemplo. A legislação da Construção Civil , apesar de “N” modificações continua atrelada à velha Lei 1082.É isso ? Dos anos 60 , 70... No Código de Postura, em leis que disciplinam o comércio, as restrições são inúmeras , fato que incentiva , inclusive a clandestinidade, o comércio ilegal.
As restrições se multiplicam no gabarito para a construção de edifícios, instalação de postos de combustíveis, para atividades industriais e outras iniciativas econômicas. Meio Ambiente sempre foi uma bandeira , o que não impediu a invasão de áreas verdes , de mangues e outras agressões à natureza já irreversíveis O Estado está fazendo a sua parte trazendo em definitivo o Saneamento Básico . Precisamos fazer a nossa , para desamarrarmos de vez a nossa velha Itanhaém . Precisamos de uma cidade de cara nova, “sem perdermos a ternura”, o jeito e a cara de vila. Ainda é possível .
Nossos jovens políticos e os velhos e experientes de cabeça aberta precisam estar atentos aos novos tempos . A fila anda e não podemos ficar mais uma vez para trás . A sociedade civil precisa se mexer , estar atenta, para os tempos modernos . E tenham certeza. Nesta revolução , o nosso Kaiser será o primeiro a marchar e tocar o bumbo, bem alto ...para o bem de Itanhaém .


................

Guia de Verão( Estadão) e outras publicações especializadas dão destaque a Itanhaém e seus melhores “points” , como o Quiosque do Praião ( Takeru e Richard ) , Taberna Baska( Andrés e Mariazinha) , Restaurante da Tia Lena ( Luiz e André) entre outros . Trabalhar e divulgar é preciso . Dizem que o ovo de pata é melhor, mas quem cacareja é a galinha...