terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Almir Garcia

E AGORA A FESTA ACABOU...

Passado o Carnaval , o comércio faz o balanço



Pelo que ouvimos , aqui e ali, o comércio não tem do que se queixar da temporada que agora termina . Cidade se manteve com uma taxa de ocupação bastante alta e os “especialistas” de plantão dizem que o paulista de forma geral redescobriu o nosso Litoral, sem dúvida mais barato do que o Nordeste e os “sujinhos” navios de turismo costeiro que deixaram um saldo sanitário, diria preocupante .
Mas deixemos de preâmbulos , como diria conselheiro Acácio e vamos direto ao assunto como sugeriu mestre Marcelo , corroborado pela perspicácia de mestre Wagner, não o compositor :
Como diz o jargão popular, o ano verdadeiro, financeiro agora se inicia.E Itanhaém não pode eternamente viver da expectativa de um chamado Turismo sazonal e pouco desenvolvido.E está na hora de passar-se do discurso à prática, se incentivando novas atividades econômicas . A nossa proximidade dos grandes centros consumidores e exportadores pode ser um caminho . Nada de grandes sonhos , mas de medidas práticas que a Prefeitura poderia muito bem incentivar com a criação de uma legislação menos amarrada e mais moderna.Nossa Câmara, apesar do noviciado vai fazendo a lição de casa .
Os chamados segmentos de mercado precisam ser bem definidos . Muito se fala da retração do setor automobilístico . Aqui vai um reparo . Quem tem “grana” vai atrás dos lançamentos em Santos ou até mesmo São Paulo . Aqui fica o mercado dos modelos populares e dos chamados semi-novos( é com hífem ? ) . E no entusiasmo as lojas se multiplicaram e agora a choradeira é grande e os benefícios fiscais não atingem tal mercado .
Para incentivo ao mercado imobiliário, impostos poderiam ser reduzidos na área de material de construção( ISS se aplicável) e até mesmo o ITBI(Imposto de Transmissão),
cuja alíquota é de 2%, poderia ter uma taxação menor, compensada hipoteticamente pelo maior volume de negócios.
Não há dúvida que a Administração Municipal é uma das grandes mantenedoras da Economia local . O chamado Pregão Eletrônico que democratiza as concorrências ,muitas vezes elimina a empresa local , o prestador de serviço do Município. Com alguma imaginação, sem ferir-se a legislação , poder-se-ia achar um caminho para priorizar-se o mercado e a mão de obra locais . Um grupo de trabalho do Poder Público , ACAI e outras entidades poderia achar um caminho . Criar, inventar é preciso.....


RIGOR EXAGERADO: Agentes de Trânsito com rigor exagerado neste feriadão de Carnaval . Seria orientação ou ordem a “caneta antes do apito” ? Zona Azul em dias de “meio expediente” deveria ser repensada .
E as fardas de brim , em pleno Verão devem ser um tormento para a moçada da fiscalização...

Um comentário:

Babys disse...
Este comentário foi removido pelo autor.