domingo, 1 de fevereiro de 2009

É PROIBIDO PROIBIR..

Em tempos de crise é preciso trabalho, imaginação e sorte...


“É proibido proibir”, não lembro, não sei, se antigo refrão de Caetano ou Chico, bem espelha o atual quadro de Itanhaém. Alguns de nossos novos vereadores, se manifestam sobre as velhas leis que atravancam o bom caminho do Município. Marco Aurélio, líder do prefeito seria um deles . Em “off” já ouvia a mesma manifestação de antigos procuradores do Município, muitos deles excelentes conhecedores da legislação , não só local, mas de forma abrangente. Na dúvida, lá está o Cepam ( Fundação Faria Lima ) para dirimir qualquer questão . Quando na Administração Municipal , na dúvida, recorria com freqüência a Renato Lancelotti, especialista em Direito Municipalista , entre outras coisas . Prova de seu conhecimento e postura apolítica é que está em seu “quarto mandato”. Desde os tempos de João Carrasco.
Agora vamos ao que interessa. Tempos difíceis, tempos de crise .Sobrevive, cresce , quem tem imaginação e descobre os nichos de oportunidades . Como digo e repito, Peter Drucker, o guru da Administração , sempre enfatizou tal ponto . Trazendo exemplos desde a velha depressão dos anos 30 .
Itanhaém, como se sabe, perdeu uma série de oportunidades e empreendimentos ao longo do tempo, por conta de uma legislação anacrônica e de administradores pouco afeitos aos tempos atuais .Passaram pelo vão dos dedos projetos como o Xuxa Park, Costa de Paranambuco , para se citar os mais recentes . Sem falar-se dos hotéis da Fumest nos anos 70 .
Meio Ambiente, legislação amordaçada , má vontade . Isso tudo somado não fez a coisa andar , como em Praia Grande, citando-se um só exemplo. A legislação da Construção Civil , apesar de “N” modificações continua atrelada à velha Lei 1082.É isso ? Dos anos 60 , 70... No Código de Postura, em leis que disciplinam o comércio, as restrições são inúmeras , fato que incentiva , inclusive a clandestinidade, o comércio ilegal.
As restrições se multiplicam no gabarito para a construção de edifícios, instalação de postos de combustíveis, para atividades industriais e outras iniciativas econômicas. Meio Ambiente sempre foi uma bandeira , o que não impediu a invasão de áreas verdes , de mangues e outras agressões à natureza já irreversíveis O Estado está fazendo a sua parte trazendo em definitivo o Saneamento Básico . Precisamos fazer a nossa , para desamarrarmos de vez a nossa velha Itanhaém . Precisamos de uma cidade de cara nova, “sem perdermos a ternura”, o jeito e a cara de vila. Ainda é possível .
Nossos jovens políticos e os velhos e experientes de cabeça aberta precisam estar atentos aos novos tempos . A fila anda e não podemos ficar mais uma vez para trás . A sociedade civil precisa se mexer , estar atenta, para os tempos modernos . E tenham certeza. Nesta revolução , o nosso Kaiser será o primeiro a marchar e tocar o bumbo, bem alto ...para o bem de Itanhaém .


................

Guia de Verão( Estadão) e outras publicações especializadas dão destaque a Itanhaém e seus melhores “points” , como o Quiosque do Praião ( Takeru e Richard ) , Taberna Baska( Andrés e Mariazinha) , Restaurante da Tia Lena ( Luiz e André) entre outros . Trabalhar e divulgar é preciso . Dizem que o ovo de pata é melhor, mas quem cacareja é a galinha...

Nenhum comentário: