sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

#Dr. Samir Aith,antigo juiz da Comarca,passando a virada em sua casa na Barra,cumprimenta amigos através da coluna.Dr.Samir,como Ismael Muraro,Enoque,Luiz Fernando e outros,são representantes do Judiciário que se integraram à comunidade.

#E a chuva esfriou o Réveillon.Queima de fogos na Praia do Sonho,virada no Satélite,foram os tradicionais pontos altos.
De resto,muito barulho e pouca música...

#ENGENHARIA DA PRAIA

Camões,o dos mares “nunca d’antes navegados”,falava de engenho e arte.É o que não falta na praia,desde a montagem dos eventos “oficiais”,tipo Gordo,até barraqueiros e a turma do bate-volta e veranistas mais vios,Desde a bomba de se retirar corrupto(estes quase acabaram) para fazer-se o furo da barraca,até garrafas de refrigerante-litro,cheias de areia para base das tendas,ou até atadas de forma engenhosa,formando uma grande bóia,quase uma jangada.Destaque para a revoada de papagaios(de papel).
E vende-se de tudo.De queijo coalho a óculos escuros,cangas e vestidos.Fiscal,pra que fiscal?Ambulantes satisfeitos,usuários,mesmo os que não aderem,fazem vistas grossas.
Marronzinhos do rigor inicial vão até desistindo,tamanha são as irregularidades.E a Marinha,a Capitania,vigia os grandes.Caiaques,jet-skis,estes correm soltos.
Ao final da temporada,salvam-se todos,com exceção dos afogados.E o comércio local com as burras cheias vai reclamando da concorrência desleal...

#OS MUNICÍPIOS PAGAM O PACTO

A União dá o pão,a cidade,o feijão.Repasse da merenda escolar será R$0,30 em 2010.
Já dizia o velho Edson que o governo mandava o pãozinho e a Prefeitura fazia o sopão.Aliás,a merenda escolar continua sendo uma tradição positiva em Itanhaém.Teve até prefeito que visitava as escolas lá pelo meio-dia e não rejeitava a merenda.
Desde a sopa,o feijão,até a goiabada com queijo.De sobra,o suco de frutas.
Anos passam,governos mudam e os municípios continuam pagando a conta.Dizem os jornais que os 5.563 municípios brasileiros arcaram em 2008 com quase 12 bilhões de custos que seriam da União e dos estados.
Para 70% das cidades,o ano 2009 e o próximo orçamento já estão comprometidos.As benesses fiscais para inúmeros produtos,do automóvel ao tanquinho,impactaram também na arrecadação municipal.E para aqueles onde o FPM(Fundo de Participação dos Municípios)é importante,a situação é ainda pior.E para completar isso tudo,o Tribunal de Contas aplica a tal Lei de Responsabilidade Fiscal para os prefeitos que usam recursos em alíquotas não previstas.Destaca Paulo Ziulkoski,da Confederação Nacional de Municípios,que o desembolso das prefeituras seria até três vezes maior do que os números mencionados.Somente em diferenças e manutenção do Bolsa-Família,os municípios chegariam a desembolsar perto de 5 bilhões anuais.Enfático,disse,”Lula pariu ,mas quem cria e paga as despesas são os municípios”.(Estadão-26/12/2009).
E repercutindo o assunto(27/12),o mesmo jornal comenta pesquisa do IPEA,”Presença do Estado no Brasil”,mostrando o verdadeiro abandono,a falta de serviços públicos de responsabilidade da União,como o sistema SUS(Saúde) e outros itens primordiais como Educação e Cultura.Não há PAC que agüente...
E,finalizando,Itanhaém não é uma ilha...

Nenhum comentário: