segunda-feira, 23 de abril de 2012


Itanhaém,500 anos
Mais 20,menos 40

Dia desses,um  dos ditos pré-candidatos a prefeito publicou interessante artigo sobre Itanhaém 500 anos e a preocupação para se preparar a cidade nos próximos 20 anos.Para que sejamos um rincão viável e prazeroso,o artigo mostra a preocupação para que as coisas cheguem em 2032 a bom termo.Pelo andar da carruagem,devo ver tal festa do andar lá de cima.Mas meu povo,hoje novinho,vai ser testemunha da História.
Para ajudar o jovem candidato,vou tentar alcançar até onde minha memória anciã vai.Mais ou menos 40 anos atrás,com alguns flashs dos anos 50,de meu pai ferroviário da lendária Sorocabana.
A primeira vez que arribei em Itanhaém,foi no dia 16 de julho de 1950,o desastre do Maracanaço.Ouvir rádio,só pelos lados  do suntuoso Hotel Pollastrini,do sr. Hugo. Uruguai, 2 x 1...uma outra história.
Em passado mais recente,dos anos 70,tivemos desde a depressão  da encefalite até a euforia do Cibratel.
Altos e baixos,momentos melhores,momentos piores.A cidade crescendo,inchando pela inércia.Os prefeitos,uns mais,outros menos,fazendo o seu dever.E no limiar do século 21,a expectativa do porto seco de Eike Batista,das plataformas da Petrobrás,do tal Pré-sal.
Realmente,Itanhaém deve estar preparada para um futuro melhor.Talvez daqui a 20 anos,o petróleo não seja o combustível da moda.Talvez tenhamos veículos movidos  a energia atômica,tipo "Os Jetsons" e vamos chorar por expulsarmos a usina da Juréia.
Sonhar,acreditar é preciso.Que tenhamos um futuro melhor com o novo prefeito,seja ele A ou B ou C.

Nenhum comentário: