sábado, 5 de outubro de 2013

Constituição do Brasil completa hoje 25 anos

" Há 25 anos, o Parlamento brasileiro promulgava uma nova Constituição Federal que restaurava, legalmente, a democracia no país. Com 315 artigos, sendo 245 permanentes e 70 provisórios, a Carta tinha o objetivo de assegurar "o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade", segundo o próprio texto.[...]
  A Assembleia Constituinte teve como presidente o deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB), que também presidia naquela época a Câmara dos Deputados e o seu partido. Ele quase foi o candidato à Presidência da República em 1985, em vez de Tancredo Neves. Anos antes, em 1973, no auge da ditadura militar, ousou lançar uma candidatura simbólica a presidente com o objetivo de denunciar a falsa ideia de democracia apregoada pelos militares.[...]
É considerada uma "Constituição Cidadã" pela grande quantidade de artigos voltados à área social. Sua grande marca é a garantia dos direitos fundamentais e individuais dos cidadãos, grande parte deles negados durante a vigência da constituição anterior. Dentre os avanços expostos no novo documento estavam o direito de escolher diretamente os governantes; liberdade de expressão; criação do SUS (Sistema Único de Saúde); direto à aposentadoria e benefícios trabalhistas; criação de leis específicas de proteção ao meio ambiente; demarcação de terras indígenas, entre outros."

Fonte: http://noticias.uol.com.br/album/2013/10/05/constituicao-cidada-completa-25-anos.htm#fotoNav=1

O Brasil mudou muito,desde então.Já elegemos e tiramos Presidente,PT no poder,PMDB não é mais o mesmo(o saudoso Ulysses ficaria decepcionado com os rumos de seu partido),PT no poder....
E há muito ainda a ser feito:

" Até agora, 112 dispositivos constitucionais estão à espera de regulamentação. Apenas para 76 já existem projetos.
O texto da constituição recebe críticas e elogios.  Na tentativa de atender a todos os segmentos da sociedade, ela ficou grande demais e contemplou muitas ideias. Algumas, 25 anos depois, estão ultrapassadas.
Por isso, o Congresso já aprovou 74 emendas à Constituição. “Uma constituição não se escreve todo o dia. Você não pode ficar reformando. Sobre tudo quando você quer reformar colocando-a a reboque de interesses meramente circunstâncias”, acredita Bernardo Cabral, relator da Constituinte.
“Não há constituição imutável. Porque a realidade é mais rica e complexa do que a melhor das leis”, diz Mamede Saidi, professor de Direito Constitucional.
Quem acompanhou a constituinte lembra que todos os setores da sociedade queriam assegurar direitos. O que, para eles, só aconteceria se esses direitos estivessem na constituição."

 http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/10/constituicao-do-brasil-faz-25-anos.html

E que a Constituição seja sempre respeitada,para que assegure de fato os direitos e igualdades de todo cidadão brasileiro.


Nenhum comentário: