domingo, 2 de março de 2008

ARITMÉTICA ELEITORAL

Em ano de eleições, dois e dois são cinco...

Passaram as Festas, passou o Carnaval, estivemos em uma espécie de recesso colewtivo . Até o nosso jornal. E finalmente o ano começa rápido, depressa. O Ano do Rato , segundo os chineses , nele as coisas se precipitam .Ano Bi-sexto no calendário cristão, o calendário Gregoriano . Ano de eleições.
Nesta época , período eleitoral ,40 , noves fora, dá 31...A equação à enésima potencia pode não ter multiplicador ; os números primos podem não ser divisíveis . Confusões imprevisíveis. Logo , logo as pesquisas( não esqueçam do registro no TER ) e 40 , mais 30 , mais 20 , mais 10 nem sempre é igual a cem . Pode dar branco, como no “Ensaio Sobre a Lucidez “, de José Saramago, quando “toda gente votou em branco”...
Em qualquer eleição, dizem, que a situação , mesmo morta tem grande vantagem . Não seria o caso de Itanhaém , onde a mídia mostra grande prestigio dos atuais mandantes , pelo menos por enquanto... A máquina representa , dizem os entendidos , cerca de 30% . Em um embate “mano a mano” 30 ou 40% é muito, mas não vitória garantida , considerando-se somente os votos válidos. A técnica, então, seria dividir para somar. Quanto mais candidatos na dita oposição, melhor . Tendo-se 40% , sobrariam 60% em jogo, muito , mesmo considerando-se somente os votos válidos . Tendo-se três , quatro candidatos ou mais os tais 40% seriam imbatíveis . Além da oposição verdadeira , a técnica seria plantar-se laranjas. O cuidado é a qualidade das mesmas . Se maduras , doces, no ponto ,podem representar um perigo. O povo pode gostar da fruta...e o suco desandar
Não podemos nos esquecer também das viradas históricas nas eleições. Um caso emblemático, a vitória de Janio, contra o “ateu” Fernando Henrique . Já disseram que ninguém sabe o que urna e bumbum de criança guardam .
As coisas começam mornas e vão esquentar aos poucos , com as convenções, a definição das chapas de vereadores e outras importantes decisões . Logo, logo, o povo vai começar a participar .
Principalmente depois do maior Rodeio de Praia, do Brasil . Nunca visto na História. É ver e esperar... . .





# Definição de Terceira Idade:
Velho, vai ao médico e olha a perna da enfermeira ; idoso, acha a mocinha parecida com a netinha ...
Velho, com cardiopatia toma sem moderação ; idoso só toma xarope...Velho anda com jovem ; idoso com o grupo da “melhor idade....prá que...)

Nenhum comentário: