terça-feira, 1 de julho de 2008

UM HERÓI MENOR

Pelé,o homem e o mito

Nas comemorações dos 50 anos da Copa da Suécia,quando o capitão Belini ergueu o caneco pela primeira vez,Pelé é o nome sempre mais enaltecido.
Não vamos discutir suas qualidades de “o melhor do mundo”,apesar de ser difícil a comparação de grandes atletas em momentos distintos.
O que gostaríamos de evidenciar,de falar,é do Edson,não de Pelé.Seu comportamento como cidadão pode ser considerado discutível,com declaração e atitudes polêmicas.
Apesar de falar muito de família,de seus pais,Dondinho e D.Celeste,seu comportamento ao longo dos anos sempre deixou dúvidas.
Primeiro o episódio com Edinho,filho de seu primeiro casamento.Pelé,ao que nos parece,deixou a coisa correr solta.Não se viu muito empenho de sua parte para amparar o filho naquele momento difícil.
Depois o episódio de Sandra Regina,não reconhecendo sua filha legítima em momento algum,até a sua morte.
A separação de Assíria.E quando pensávamos ter visto tudo,os jornais denunciam que Pelé renegou seus próprios netos,filhos de Sandra Regina.Não reconheceu os garotos que acabaram deixando Santos e hoje estão em Curitiba com o pai,Comportamento triste,equivocado do chamado Rei,um rei menor.
E Pelé não está sozinho.Eis que da turma de 1958,surge o discreto Moacir,que reencontrou os filhos depois de 40 anos,não conhecendo também neto adulto e até o bisneto.A desagregação.
E parece que essa moçada não estava e não está preparada para a glória,para a fama.Basta falar-se de Garrincha,do recente episódio com Ronaldo gordo,a boêmia do Gaúcho e tantos outros.
Parece que o velho ditado calha bem para essa moçada da bola:”Muita fama,deita na cama”.Muito dinheiro para pouco juízo.E os exemplos seriam dezenas,Dener,Everaldo,uma penca deles.Uma pena...

Nenhum comentário: