domingo, 12 de outubro de 2008

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Por aqui nada pode...E agora João...


Passada a euforia(ou tristeza das eleições , o Litoral Paulista e nossa região em especial enfrenta mais uma vez o rigor das leis ambientais . Praticamente todo o Litoral está congelado para novos investimentos .Novas APAs( áreas de proteção ambiental ) foram criadas. E Xico Graziano , o xerife do Meio Ambiente argumenta, por exemplo, que a pesca predatória dos “catarinas” estão acabando com nossos peixes , nossa fauna marítima , com suas redes de mil metros que tudo arrastam, mas com baixo aproveitamento .Quando muito são selecionados 15% dos pescados. Os “ cariocas”
seriam outros predadores . Palmas para Graziano, nosso secretário estadual do Meio Ambiente , Porém, a Economia da região , para onde vai ?Anos atrás alguém batizou nosso sistema marítimo e fluvial de Amazônia Paulista. Coisa talvez, do hoje lendário Ernesto Zwarg. E de lá para cá nossos projetos de desenvolvimento vão sendo enterrados , um a um . A Usina Nuclear que foi para Angra e não levou problemas para aquela região, o Xuxa Park , os edifícios do morro do Costão,o enrocamento da barra , e agora o tal Porto Brasil . Com todas as dificuldades anunciadas , o esperto Eike Batista, mais do que depressa, aproveitando o tsunami econômico , se escafedeu, caiu fora como diria o conselheiro Acácio .
Para não alongarmos o eterno problema do Meio Ambiente, onde nada pode ,mas que não coíbe, por exemplo, as invasões dos mangues e de outras áreas de proteção da natureza, fica aqui uma sugestão .
Determina-se o congelamento das áreas de proteção de forma rigorosa , com intensa fiscalização , mas ao mesmo tempo cria-se um Fundo de Compensação Econômica para as regiões atingidas . Seria uma forma de transformar-se a população caiçara em verdadeiros fiscais da natureza, fiscalizando-se inclusive o Turismo de baixo nível que pouco acrescenta às cidades da região , com invasão de ônibus e trazendo uma série de problemas incontáveis.
Isso tudo poderia, na esfera federal, estender-se para áreas do Pantanal e da Amazônia e outras regiões costeiras.
Um bom assunto para os novos e velhos prefeitos e para o comitê de Gerenciamento Costeiro e o Condesb( Conselho de Desenvolvimento da Baixada) e outros órgãos competentes .Poder-se-ia criar bônus para os Municípios atingidos , nos mesmo moldes dos chamados “royalties” do petróleo . Um sistema mais direto e mais palpável. Congelou, pagou...
Afinal dizem os arautos da destruição ambiental que as coisas estão difíceis . Uma ONG canadense divulgou que até setembro o mundo já consumira os recursos naturais disponíveis até o final do ano. Seria o inicio do fim do Planeta Terra .
E antes que isso aconteça deveríamos receber a nossa parte em dinheiro.
E agora João, parafraseando Drummond , é hora de se cobrar pela defesa do mico leão dourado e da ararinha azul . O bicho homem também precisa viver e sobreviver....
Leia mais www.noticiasdeitanhaem.blogspot.com


PCC-Partido das Cobras Criadas (PMDB) é o “Manda brasa” deve virar o partidão.reunindo todas as velhas raposas ao lado de Luiz Barbosa.Já preocupam uma super legenda para 2014.Afinal,além de “presidente”,dr. Elói fez um bom papel.Quintas,Maria Eugênia,Mazinho estariam no pacote.SEWrá?

E o Gordo já pensa em vôo maior,candidato a deputado estadual,fazendo chapa com Frank Aguiar.Seu suplente é o Quintas.Vão deixar?

Orlandinho,apesar de livre e desimpedido,segundo ele,não reassume o mandato que termina em dezembro.Poderia sair por cima...
E vão estourar a avenida Kennedy(ponte-Praia do Sonho)para pôr-se esgoto.Palmas para a iniciativa.Uma pergunta:acabam a obra antes da temporada?

Nenhum comentário: