terça-feira, 12 de maio de 2009

ASCENÇÃO E QUEDA DA
IMPRENSA REGIONAL

Agora muitos jornais são de vez em quando


Dia desses fui questionado por assíduo leitor da coluna( grato pela deferência ), questionando a periodicidade do jornal e de outros veículos locais e regionais . “Não há regularidade , data” , afirmou o leitor . E explico. O custo operacional para uma edição não é dos mais baratos , para 5 ou 10 mil exemplares, por exemplo . A fonte de recursos são os anúncios , a publicidade e os empresários de forma geral não vêem a publicação do anuncio como um investimento, mas sim como um auxilio , uma ação entre amigos , de forma geral.
Verdade , verdadeira, o grande mentor desses jornais sempre foram os anúncios públicos , os editais , principalmente . Com a criação dos chamados diários ou boletins oficiais e dos pregões eletrônicos, tais publicações deixaram de ser distribuídas . Em termos práticos , prejuízo para todos . Para os jornais , que perderam parte significativa da receita , para as prefeituras que perderam um bom espaço de veiculação de suas obras e atividades , Para o público leitor que perdeu uma tribuna, muitas vezes combativa e imparcial . Resta às vezes algum anuncio de estatal , como os da Sabesp, principalmente no Verão , tipo “Economize água , etc. e tal...”
Dizer-se que os sites ocupam tal vácuo , tal espaço é relativo , pois nem todo cidadão , nem todo munícipe tem fácil acesso a tal veículo de mídia alternativa .Um exemplo disso é que os grandes jornais continuam carregados de anúncios de todo tipo , principalmente do setor imobiliário . Basta ver-se aos domingos , o Estadão, a Folha ou até mesmo A Tribuna .
Agora, como diria conselheiro Acácio , jornal impresso , de papel, é imprescindível . Além da leitura , do entretenimento , serve para recortar a receita , foto do time preferido ; serve para fazer embrulho de peixe , na feira, para forrar gaiola e outras coisas menos óbvias .
Em nos velhos jornais , que muitos sites preservam é que se viam os grandes reclames: “Vêde, ilustre passageiro, que belo tipo faceiro, vós tendes a seu lado . Mas no entretanto acredite, quase morreu de bronquite, salvo-o” Rum Creosotado” ....

Nenhum comentário: