domingo, 3 de maio de 2009

POR UM LUGARAO SOL...

Serviço Público, Turismo, “QI”( Quem indica...)

Em uma bela manhã de domingo fiz um incursão até a Escola (de primeiro mundo) Harry Forssell, encravada no Oásis, nosso grande bairro, de um povo sofrido e de imagem não das melhores pela cidade dita mais rica .
Concurso da Itaprevi ( Previdência da Administração Municipal) . Dezenas e dezenas de carrinhos e carrões . Chapas de São Paulo, Santos, Praia Grande , cidades do ABC ,do Interior, até de Presidente Epitácio, a mais de 700 quilometros . De Curitiba, inclusive, para não dizer-se mais. Havia, é claro, até carros de Itanhaém e muita gente a pé pela Emídio de Souza, onde já se ouvia música de forró nos bares às 8 horas da manhã e muita gente enchendo a laje, com ajuda dos amigos, antes do churrasco.
Centenas de candidatos para poucas vagas. Na proporção de uma por cem inscritos .Salários não dos mais atrativos . Coisa entre 600 a 2 mil e poucos reais .Mesmo que o Lula não queira, sinal da crise, do desemprego que ronda, principalmente a moçada..

E agora, falando-se em emprego , lembramos do setor das praias. Do TURISMO ou turismo , como queiram . Em caixa alta (maiúsculas) ou em minúsculas . E explico. Dia desses o Guarujá, como já outras cidades fizeram , inventou taxas e dificuldades para o “bate e volta”, eufemisticamente, o Turismo de um dia . Chiadeira dos quiosques, aplauso dos ditos hoteleiros e “pousadeiros” .
O problema é que o Litoral Paulista, mesmo em suas regiões mais badaladas , não pode viver só de praia e sol, este às vezes bissexto, em boa parte do ano . Diferente do sempre ensolarado Nordeste .Outras atividades precisam ser agregadas , aproveitando-se a proximidade dos grandes centros consumidores . Nada de se pensar somente em um lugar ao sol no chamado pré-sal...

E resta à nossa mocidade, nos dias de hoje , em matéria de oportunidade , além do concurso público , ser amiga do rei ter “QI”, freqüentar as mesmas rodas do Bem Amado de nossa Sucupira, ou escafeder-se para outros rincões deste imenso e pobre País . Talvez Brasília, seja um oásis melhor do que o nosso , diria conselheiro Acácio . Aqui até os precatórios são difíceis de receber....

Nenhum comentário: