ALMIR GARCIA
TAMANCO DO CAXETA
TAMANCARIA CACIQUE E OUTRAS ESTÓRIAS
Papo na Semana do Divino.Papo de boteco.
Conversa vai,conversa vem,Jaime Carrasco lembrou dos tabacudos,aqueles que só andavam de tamancos,como o Paniquar.Mas precisava ser o tamancolegítimo,de caxeta,da Tamancaria Cacique,de Dona Santa,lá no canto da Praça,próximo da ladeira.
A casa parece eterna,e hoje está também na Vila São Paulo,quase escondida.
Agora,tamanco de pinho.Caxeta é coisa rara e a Polícia Ambiental está esperta.
E os assuntos de tradição cada vez mais vivos.
Sem falsa modéstia,nos anos 90,agitávamos a mídia.”A cidade faz o show”,da TV Cultura foi gravado na cidade com show de encerramento de Inesita Barroso e festança no Irapuru,do velho Salim.Entrevistas no Ferreira Netto(TV Record),páginas inteiras no Estadão.Aliás,Jaime tem até hoje um enorme pôster em seu escritório.
A cidade vai em frente,mas as tradições ficam.Até hoje,Mulheres de Areia é um ponto de referência.Obra do saudoso Serafim Gonzalez ainda atrai turistas.
Reisado e outras tradições são mantidos.Aliás,volta e meia,tem gente lembrando das noitadas de Adoniran Barbosa no velho Caçula nas gravações da TV Tupi.
E para relembrar isso tudo,os painéis nas ruas e praias,nos parece,projeto de Luciano Neto e Josy Inácio,vão lembrando os velhos tempos.Eles tiveram acesso a fotos históricas do tempo do Correio do Litoral,dos tempos de Ernesto Zwarg,Zé Rosendo e outros cidadãos memoráveis.
A CIDADE DEVE PARAR
Maria Rita Kehl,há dias no Estadão,afirmou que as cidades devem parar,especialmente São Paulo.Parar para uma arrumação geral.Dar ordem nas coisas.
Critica o crescimento desordenado,falta de planejamento.A extensão incontrolável das cidades,rumo às periferias distantes.
Fala do adensamento e ordenamento das cidades,do melhor aproveitamento dos espaços urbanos.
Itanhaém não é diferente.Basta bater os olhos,do Suarão ao Belas Artes,para não se ir muito longe,para se ver muitas áreas praticamente abandonadas.
Para especulação imobiliária futura,talvez já falamos do assunto,bom tema para os prefeituráveis.
Tais espaços urbanos deveriam ser melhor usados e ordenados.A cidade agradece.
Exemplo de bom aproveitamento,o esqueleto da velha CMTC,hoje um pólo da Educação e do Esporte.Itanhaém merece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário