domingo, 30 de janeiro de 2011

#"Aprende-se o silêncio com os falastrões,a tolerância com os radicais,as boas maneiras com os rudes,a sabedoria(pasmem-do editor),dos professores."
Khalil Gibran(não sei quem é...)

#PRÉ-SAL
A crônica de uma ilusão ameaçada

Nunca na História deste país falou-se tanto em progresso.Economia e do tal do Pré-Sal.
Conselheiro Acácio,sempre prudente,olha de longe a euforia da Baixada Santista em torno das riquezas profundas de nossos mares.
Áreas foram cedidas,partilhadas na Bacia de Santos.Mudou-se até o nome do chamado Campo Tupi para Lula(o molusco)que teria uma reserva de 14 bilhões de barris de petróleo em águas profundas.
Porém,parece que chegou a hora da verdade.Os jornais e cadernos de Economia que pouca gente lê,estampam manchetes que dizem que a EXXON(considerada uma líder mundial na área)está tirando o time de campo,com perdas de 400 milhões de dólares,com reflexos na Petrobras,após perfurar poços na região do Pré-Sal,que não indicam a presença de reservas comerciais de óleo ou gás natural.Sem trocadilho,"um furo na água",diria Conselheiro Acácio.
E textualmente diz a notícia:"Depois de três poços perfurados na região(Pré-Sal), empresa e seus sócios parecem ter desistido de tentar encontrar óleo,em um caso que pode configurar o primeiro grande fracasso na exploração do Pré-Sal brasileiro".
E continua a matéria dizendo que "foram encontradas quantidades não comerciais de hidrocarbonetos no poço Sábia 1",diz nota oficial da empresa.
Com problemas anteriores em outras áreas,a empresa ainda não informou se abandonará as concessões e definirá o assunto com a ANP(Agência Nacional de Petróleo).
Isso explicaria o porque das ações da Petrobras não serem hoje a jóia da Coroa,da Bolsa.
E resumindo a missa,parece que temos muito barulho e pouca música,não adiantando a moçada preparar-se em cursos especiais,a região "estar pronta para o progresso e desenvolvimento".
Parece que o buraco é mais embaixo,literalmente.O que será uma pena,tenham certeza.
Verdade verdadeira,quem viver,verá...

Nenhum comentário: