domingo, 16 de outubro de 2011

COERÊNCIA À ESQUERDA
Muitos estranham novos filiados ao PT

Terminado o troca-troca de legendas,muita gente questiona o fato do PT abrigar caciques de alta plumagem da política municipal.Explicitamente,o grupo da família Carrasco,Jaime,João e o jovem Conrado.Ivelise vem de PPL,de origem esquerdista,dizem,próximo ao MR8,movimento de esquerda radical nos tempos do regime militar.
As coisas tem origem histórica,dos tempos do bi-partidarismo.Arena(Aliança Renovadora Nacional)e MDB(Movimento Democrático Brasileiro).
O primeiro abrigava a direita radical,grandes empresários,grandes oligarquias,enfim,tudo aquilo que girava em torno das chamadas forças econômicas.Com o pavor que havia do fantasma comunista,de Cuba e da esquerda de forma geral,com a benção americana,deu-se o golpe militar de 31 de março de 1964,que muitos disseram ter sido em 1° de abril,em alusão à data da mentira do popular brasileiro.
Quem não era a favor,era contra.E quando as coisas ganharam cara de legalidade,à moda de Castelo,Falcão e Realli,criou-se o bi-partidarismo.Quem não era Arena,era MDB.E este partido abrigou todas as correntes ditas progressistas,comunistas,socialistas,trabalhistas e todos os “ISTAS” à esquerda dos militarISTAS.
Somente quem viveu o momento histórico tem a sensibilidade para entendê-lo.
E Itanhaém não é uma ilha:na Arena,se agrupavam Miguelzinho e Bifulco,e outros.
No MDB,dos anos 60/70,até a abertura de Figueiredo e a volta do pluripartidarismo,abrigou-se tudo o que era contra o governo militar.Neco,Zwarg,Simões Rivera,Pompeu,Oliva,Arrivabene,Regina,Carrasco(s),Rodrigues e tantos outros.
Era o bonde de aluguel da oposição.Quando da abertura dos novos partidos,a filosofia política multipartidária foi se acomodando.Os mais radicais de um lado,os da social democracia de outro,os moderados de centro-esquerda no seu lugar na nova ciranda política.
E então,oPMDB passou a abrigar um grupo representativo com grande força no Estado.Osmar Rodrigues,Joãozinho Carrasco(dando trabalho),Jaime,até o lendário Dr.Edson e outros lá se alinharam.Depois,o PSDB,a social democracia,ocupou o seu espaço plumado.
E o PMDB passou ao longo dos anos a ser um partido fisiológico,de oportunidades,fazendo alianças aqui e acolá.Em São Paulo,depois do reinado de Quércia,passou para as mãos de Temer.
E em termos municipais,foram feitos os ajustes e adequações conhecidas.É governo aqui,como é governo em Brasília.
E no velho refrão,quem não é a favor,é contra,e criou-se um fato:”os incomodados que se mudem”.E depois de tentativas aqui e ali,o pessoal do velho MDB tem abrigo,guarida no PT que mudou de cara nas mãos de sindicalistas,mas guarda de alguma forma princípios de origem,pesar dos mensalões da vida.E o PT abrigou velhos companheiros dos tempos de MDB,do Manda Brasa.
E como já disseram,o tempo é o senhor da razão.É ver e esperar.Temos um ano pela frente e as águas de março poderão cavar novos canis da vida de todos nós,agentes políticos,queiramos ou não.

Nenhum comentário: