PREÇO DOS IMÓVEIS
Você pede o que quer.Eles pagam o que vale...
Não sou dono da verdade,nem me considero um expert sobre o assunto.Tenho,porém,vivência e bom senso,sem falsa modéstia,para o assunto.
O mercado imobiliário de Itanhaém lembra em alguns momentos as loucuras do Subprime americano.
Conselheiro Acácio diria que "está de ponta-cabeça".E explico.Por conta de alguns investimentos de bom nível,qualquer dono de área ou de casa mais ou menos bem situada,acha que o Pré-sal está no quintal.Pede-se preços absurdos por tudo.Totalmente fora do mercado.
Porém,o investidor paga somente o que vale.Loucuras não existem.Informações concretas dão conta que a magnífica área da família Thollier,projeto Resort,foi vendida na base de R$460/m²,mesmo levando-se em conta o valor agregado de uma rara área de 10 mil metros na região central.
Outros negócios são efetuados na base de permuta por área construída futura.O investidor não faz loucura e quem realmente quer vender deve se orientar pelo mercado.
Outro fenômeno que afeta o mercado são os programas sociais,tipo "Minha casa,minha vida".Os construtores usam o limite máximo da carteira,cerca de R$130 mil para casas "meio lote" ou conjuntos em áreas lado morro,muitas delas não urbanizadas.
Quando se avalia um imóvel antigo,convencional de "x m²" a preço de mercado,o proprietário-vendedor fica nervoso e argumenta como a minha casa,"onde criei minha família" vale somente "x" quando uma casinha do CDHU vale "y".O vendedor não atenta que um imóvel velho tem mais dificuldade de financiamento e que o mutuário da Caixa não está preocupado com o valor final,mas com a prestação que cabe em seu bolso,quase sempre,menos do que um aluguel.Prazo 25/30 anos...
Não muito diferente dos antigos planos do "aluguel" do IAPI ,IAPB que no final quitavam o imóvel.Uma espécie de leasing.
Enquanto o mercado,a Economia suportar tal fenômeno,as coisas vão andando.Para frente ou para o buraco.É ver e esperar.
Não esqueçam que a nossa Itanhaém já teve seus surtos de progresso,de boom imobiliário.Cá estão o Castro,Quebra-Mar,abarebebê,Golden Tower,Itanajé,etc e tal,e o rio continua correndo para o mar,com marés piores e melhores.
É um gancho para os srs. candidatos.Nas plataformas e planos de Governo,uma idéia seria a revisão das leis de ocupação do solo.Da chamada Lei da Verticalização de João Carrasco,já com 15 anos.A técnica das áreas alternativas.Os resquícios da chamada Lei 1082 também é um assunto a ser analisado.Fica ai a idéia.
#Crise da crase(junção de '"a" com "a".Nos anúncios são usados "livremente".Basta olhar os jornais.
#E os médicos constituídos em associação.Vamos ver os reflexos para a nossa,às vezes sofrível,área da Saúde.
#E o diretor da AGEM,Marcos Adegas seria o leitor da coluna que às vezes comenta a área de segurança?No caso,agradeço o prestígio...
Nenhum comentário:
Postar um comentário