domingo, 9 de junho de 2013

#Hoje comemorou-se o dia do Beato José de Anchieta,data de sua morte.Conhecido como apóstolo do Brasil,foi responsável pela catequização e evangelização dos índios e,como todos sabem,passou e viveu aqui em nossa cidade.

Homenagens a Anchieta são justas e merecidas.Foi tema da homília de hoje da Paróquia Santa Terezinha.
Mas,na minha opinião,a homenagem se perdeu pela presença de algumas "autoridades civis" na missa.Anunciou-se  a presença deles e,ao final,foram aplaudidos de pé.
Pergunto eu:aplaudidos por que?Fazem mal e porcamente sua obrigação,estão a nosso serviço,do povo,que os colocou lá.Um deles,inclusive,figura que conheço,concursado,ganhou cargo e muda de barco conforme o vento...

Meu pai dizia que eu sou radical em minhas posições,que Jornalismo se faz de modo imparcial e justo,baseado na verdade.Não sou jornalista e sou mesmo radical.Hoje,pecado meu,sai da missa indignada.A meu ver,não se deve misturar política e religião.Parece coisa da Idade Média quando o Clero trabalhava junto com Reis.
O Brasil é um Estado laico,em que há liberdade religiosa e há a separação entre Estado e Igreja.Em Itanhaém parece não ser assim...

Quem merece homenagens são os padres e irmãs da Paróquia Santa Terezinha,que fazem um lindo trabalho junto à comunidade;são os paroquianos que dedicam seu tempo às Pastorais da Família,da Acolhida,que trabalham,dando cestas básicas para famílias carentes,assistência  e apoio a quem precisa,suprindo o que a Prefeitura, muitas vezes,não consegue fazer;são as catequistas que preparam tão bem as crianças....Estes merecem nosso respeito e aplausos e muitos...

Sou católica e frequentadora da Paróquia,por isso,senti necessidade de expor minha opinião.

E que as "autoridades civis" de nossa cidade sejam iluminadas pelo Espírito Santo e trabalhem pelo bem da cidade,de forma discreta e humilde.

#Em tempo,meu pai emprestou o livro "Anchieta",de Joaquim Thomaz(Biblioteca do Exército) ao prefeito no início deste ano.


Nenhum comentário: