quinta-feira, 1 de maio de 2008

Almir Garcia

MULHERES GUERREIRAS

Não só Amélia é mulher de verdade


Quando no aniversário da cidade se homenageou Cilene com o título de “Cidadã de Itanhaém”, vi no gesto emblemático o reconhecimento às mulheres de forma geral que sempre lutaram por esta cidade, principalmente as chamadas primeiras damas que na grande maioria dos casos deram uma grande contribuição ao trabalho dos prefeitos ao longo dos anos .
Como Cilene, muitas delas eram da área da Educação . Podemos lembrar com gratidão uma série delas.
Apesar de só Amélia ter sido cantada em prosa e verso em nosso cancioneiro, uma coincidência feliz ,não só ela mereceria nossa gratidão.Além de Amélia Bifulco devemos estender as nossas homenagens à d. Maria Graciete , d. Wanda, Virginia, Ivelise .Todas a seu modo deram uma contribuição valiosa para a cidade, não só na Educação e no Serviço Social , mas como um todo .
E nesta plêiade de mulheres guerreiras há espaço para outros nomes, como Alicia e Maria Eugenia que na presidência da Câmara tiveram destaque impar Neste rol colocaria também Josiane, que na área da Saúde e na Câmara mostrou seu trabalho .
Dona Zulmirinha Gatto, que aparou tantas crianças, os verdadeiros filhos de Itanhaém. Silvia Pollastrini e tantas outras também deixaram a sua contribuição ao longo dos anos.
Quando vê-se estampado em uma placa de escola ou na placa de rua o nome de uma mulher, tenha certeza ,a homenagem lá registrada é das mais legitimas .
Uma homenagem à mulher mãe, professora, guerreira , mulheres de verdade.
Temos certeza de que nosso amigo Rosendo poderia elencar uma série de nomes de mulheres sábias e guerreiras que muito contribuíram para nossa Itanhaém , começando-se talvez pelo vulto histórico da condessa de Vimieiros nos primórdios da fundação...
E conselheiro Acácio diria , “ao lado de um grande homem , HÁ SEMPRE UMA GRANDE MULHER”... E maio é o mês das mães, de Maria, das mulheres ...

BOLEIROS
Verdão amarelou.Faz lembrar o Brasileirão contra o Guarani e o Paulista contra o Inter de Limeira.Sai “Urubu”....

Prainha limpa “nos trinques”.Agora,fiscal neles.Peixe é peixe;pinga é pinga.E placa de mão de direção precisa resposta(Anchieta x Sebastião das Dores).Gente na contra-mão..

Nenhum comentário: