sexta-feira, 9 de maio de 2008

O USO ...e abuso... DO ESPAÇO PÚBLICO


E conselheiro Acácio também fala dos prefeitos profissionais


Não há dúvida que a atual Administração mudou a cara da cidade, para melhor, em diversos locais . Principalmente no Centro e nas praias .Asfalto, calçadão, logradouros novos, estes em muitos bairros.
Como nem tudo é perfeito, muitos criticam o novo sistema urbano e a falta de cuidado nas vias ainda pavimentadas pelo antigo sistema de lajotas, onde a manutenção praticamente não existe. Nos locais remodelados, curvas de 90 graus , estreitas , locais que não permitem ultrapassagem e outros problemas mais .
O que mais chama a atenção é o uso e abuso do espaço público . E explico .Virtude ou defeito da atual Administração “é fazer e pronto...” Parece não haver muita preocupação com o IPHAN, Ministério Público e outros órgãos . Faz-se e acabou . Quando percebem o assunto é letra morta . Em outras administrações muita discussão , pouca ação . Um problema ( ou solução ) é que hoje não temos ninguém da tempera do bom e velho Zwarg , por exemplo . Acabaram-se os tocadores de bumbo que inviabilizaram empreendimentos como do Costão , do Xuxa Park e tantas coisas mais . E os mesmos de plantão , já olham torto para o tal porto.
Mas vamos ao que interessa , o espaço público . Anos atrás , os que hoje mandam e não pedem , dificultaram a restauração da Estação Ferroviária . Hoje bloqueia-se o “beco da Estação”, a Cesário Bastos , praticamente impedindo-se o ir e vir dos proprietários e moradores lindeiros . Uma verdadeira construção no meio da rua
. Um verdadeiro “out let” na via pública . Como diria o Nazareno, um lugar próprio dos vendilhões do templo. Ao longo da Rui Barbosa quiosques e mais quiosques com concessões que poder-se-iam classificar de paternalistas . Alguns de 30 ou 40 m2 , para a venda de garapa, pastel e outras coisinhas...E isto tudo em uma área de pelo menos R$ 500 a 600 reais o metro quadrado . Um achado para os contemplados .
Na praça o enorme quiosque ou coreto de gosto e uso relativos . E na Prainha ( ficou bonito ) fechou-se a rua para contemplar-se a todos , Além dos pescadores , os “bodegueiros” . Afinal o peixe bom é o peixe frito , com uma cerveja gelada... E por aí vai O Guaraú também remodelado e o pessoal do Baixio, área das marinas, espera a sua vez do projeto belezura . O acintoso stand da Sabesp, de cal e cimento na praça Benedito Calixto, a da velha Telefônica . Afinal a rua é pública , mas para alguns virou espaço privado .
No Cibratel a coisa não é muito diferente . Construções embargadas do antigo projeto do DADE bem aproveitadas . Afinal já estavam lá . Neste caso houve bom senso . Bombeiros , Guarda Municipal , além é claro de verdadeiros restaurantes à beira mar .
Afinal , fazer é preciso . Entre erros e acertos, a fila anda...

E OS TAIS PREFEITOSPROFISSIONAIS ... TSE de olho n a prática de mudar-se de Município e perpetuar-se no cargo.Mourão e Marcio França são nomes viáveis em diversas cidades do Litoral, apesar de alguns arranhões . Beto Mansur é outro que volta quando quiser . Em Mongaguá parece que o ciclo Arthur e Jacob chega ao fim . Em Peruíbe, Gilson e Julieta , os mesmos...
E aqui historicamente as coisas não são diferentes . Um entra e sai e entra... E agora já se arquiteta o maroto projeto Garotinho... para o futuro...
E depois falam mal do Lula quando se pensa em 3º mandato ou no Senado vitalício .Por que não o Parlamentarismo ,com o sapo barbudo de Primeiro Ministro ... tipo Vladimir Putin, da nova velha Rússia ...

.

Nenhum comentário: