quarta-feira, 19 de outubro de 2011

#O caminho de Parelheiros
Bom para Santos,ruim para o Litoral Sul

A "História do Caminho de Parelheiros",o caminho de Piratininga é quase tão velha quanto a Sé de Braga.Talvez dos tempos de João Ramalho,diria um historiador.
Eu não chegaria a tanto,mas o assunto remonta a Maluf,Ersmo Dias et cetera.Estrada para Turismo é relativa.Ligaria nada a lugar nenhum.Os confins de São Paulo,Marsillac,M'Boi Mirim,Parelheiros,regiões totalmente deterioradas,com trecho não urbano de nossa região.
Para o porto,limpando a Anchieta-Imigrantes para os nobres santistas,congestionaria,praticamente acabaria com a Manoel da Nóbrega com tráfego pesado de carretas e caminhões.
O custo ambiental seria sério,além do potencial do turismo indesejável do bate-volta.
Se absolutamente necessário,por que não a alternativa de São Lourenço da Serra,via BR,eixo para a capital e para o interior?
Falar-se de Pré-Sal,desenvolvimento é futurologia.Para o porto de São Sebastião,as alternativas continuam sendo a Tamoios e a Rio-Santos,sem muita invencionice.
Tenham certeza,quando Beto Mansur,na TV,"prega o caminho do progresso",como bom santista,olha somente para o próprio umbigo.
E uma pequena nota em nosso blog já criou uma corrente contra esse tipo de progresso.
Lutar é preciso.

#Todo mundo de olho no vice de Marquinho.PMDB joga com seu prestígio,forçando o caminho.Aqui,PMDB-PT não dá liga,diferente dos "federais".



#Celso Ming(Estadão de 18/10)diz que agora a tax Selic é assunto de D.Dilma que quer chegar aos 9% ao ano.Saudade de Henrique Meirelles.Economia não é política...

#Enquanto isso,o índice de crescimento despenca do 31% lugar para 97%(3,8% do PIB)contra 8% da Argentina...
E Seguro Desemprego dispara...

2 comentários:

Marcus disse...

Tenho certeza eu as coisas boas que o litoral sul esteve perto de conseguir (Xuxa Park, o condominio no morro do costão, o porto na divisão com Peruibe), teve movimentação dos politicos das cidades maiores (Santos, S Vicente, Praia Grande, Guaruja) para boicotar os projetos. Eles querem que as cidades menores sejam dependentes deles para sempre. Outro exemplo é o nosso aeroporto, Praia Grande quer fazer um e Santos quer usar a Base Aerea de Santos, que fica no Guaruja, para fazer o seu. Pra que mais dois aeroportos aqui????? Alguem duvida que os de la terão mais movimento que o nosso!!!! Eles sempre vão querer nos prejudicar. E o que o Almir disse é a mais pura verdade, Anchieta e Imigrantes ficam limpas para os de la, enquanto aqui vai ficar cheio de caminhão e ladrão da zona sul para atormentar a nossa vida. Vai construir estrada na casa do.......... cabloco.

Leoni disse...

Dentre as obras do PAC, uma que deveria estar incluída antes do TAV-trem de alta velocidade e ser priorizada é a Ligação rodo ferroviária Parelheiros–Itanhaém com rampas para ambos de no máximo 2,5 %, com o rodo e ferroanel metropolitano de São Paulo, pois a construção em conjunto se torna muito mais ágil e econômica, uma vez que o porto de Santos ultrapassou seu limite de saturação com filas de navios em de mais de 60 unidades, das quais podem ser avistados da Vila Caiçara em Praia Grande, além de que a Via Anchieta por ser a única via de descida permitida para ônibus e caminhões tem registrados congestionamentos e acidentes graves semanalmente, como este de hoje 22/02/2013 em que uma trompa d’agua na baixada paulista deixou o sistema Anchieta / Imigrantes em colapso, e o transito só foi restabelecido na madrugada do dia 24 seguinte, e em épocas de escoamento de safra também a Dom Domenico Rangoni (Piaçaguera–Guarujá) a Anchieta, se tornam congestionadas diariamente, com enormes filas de caminhões ao contrário da Manoel da Nóbrega, onde somente se fica com problemas em épocas pontuais na passagem de ano, ao porto de Santos, e os futuros portos de Itanhaém / Peruíbe.
Enquanto não se completa o rodo e o ferroanel em São Paulo, esta ligação ferroviária pelo centro deve ser permitida com a utilização do sistema misto (cargas e passageiros), não se criando obstáculos e não se modificando a largura das plataformas, que já estão de acordo com o gabarito, que é de 3,15 m, e devem ser mantidas.
E o vão se tornou evidente na CPTM, após o recebimento em doação dos trens espanhóis usados, que são mais estreitos e tem que trafegar com uma adaptada plataforma lateral de aprox. 9 cm em cada uma das portas, exatamente ao contrário do que acontece na Supervia-RJ, em que os novos trens chineses para trafegar tem que se cortar as plataformas, algo que se trafegassem em São Paulo estariam trafegando sem necessidade de alteração nas plataformas, pois as mesmas já estão dimensionadas para esta medida padrão.
Atualmente na China trens de passageiros regionais trafegam a velocidade de ~150 km/h na mesma via dos trens de carga, em horários distintos, (Evidentemente o trem de carga não tem a necessidade de se trafegar a esta velocidade) e se tem toda uma logística embarcada por conta disto.
Novamente se volta a propor a utilização de trens de passageiros convencionais regionais entre muitas cidades brasileiras, retificando e melhorando parte dos trajetos existentes, e com a expansão gradativa pela Valec, do norte para o sul de linhas em bitola única de 1,6 m, entendo ser esta, uma alternativa de implantação extremamente mais viável tanto econômica, como na rapidez e facilidade de execução e demandas garantidas, com prioridade de execução em relação ao TAV- Trem de alta velocidade, obra esta que tem uma seria tendência a se somar as grades maiorias deste programa, que estão incompletas ou paralisadas, que sempre tem data para começar, com términos, andamentos e custos imprevisíveis.