quarta-feira, 23 de março de 2011

Itanhaém faz 479 anos
Num dia assim,como se fosse o maior...

E mais um ano se passou e nossa cidade está às vésperas de um novo aniversário.
Como diria Conselheiro Acácio,Itanhaém parece diferente,mas está tudo igual.Sinais de progresso aqui e acolá e os “filhos do Leste,do Norte,Nordeste não param de chegar”,diz nosso Hino...
A ansiedade pelo “progresso do Pré-sal” cria uma expectativa na região e pode atrair forasteiros,pessoas de outras plagas em busca de emprego,de um futuro melhor.
Exemplo de outras regiões do país mostram que junto do progresso,do crescimento econômico,cria-se um quadro de problemas sociais.Saúde,Educação,Habitação,geração de empregos,infra-estrutura urbana,formam um leque de necessidades básicas para que a cidade mantenha o seu equilíbrio econômico e social.Um dos problemas mais sérios é a vinda maciça de mão de obra não qualificada.Acreditando-se que tenhamos um boom do progresso,crescimento,haverá espaço para os melhores.
A migração periférica acaba criando um quadro social preocupante.
Macaé,no estado do Rio de Janeiro,enfrenta os benefícios e malefícios de um progresso desordenado.Acidade precisa estar preparada para um novo quadro,um novo perfil.E não podemos esquecer que a proximidade com Santos e a própria capital podem nos transformar em uma cidade dormitório.Principalmente no sistema de turnos,a mão de obra mais qualificada pode optar pelo ir e vir,por residir em centros maiores,com melhor nível nas áreas de Saúde e Educação.
E a cidade correria o risco de absorver somente o trabalhador de segunda linha.A construção civil,os incorporadores,precisam ficar atentos para oferecer opções atrativas para quem escolher Itanhaém como sua morada.
E como já disseram,o tempo é o Senhor da Razão.É ver e esperar...


#Francisco Garzon é o novo secretário do Comércio.Forssell continua a dança das cadeiras...

Nenhum comentário: