terça-feira, 22 de março de 2011

#Luciano Netto faz registro de livros e documentos históricos sobre Itanhaém.
Além dos mencionados,em 1995,José Carlos Só(parece que saiu da cidade) editou “Itanhaém,História e Estórias”,com fatos históricos e depoimentos de moradores antigos,alguns já falecidos.
Além disso,o livro “Anchieta”,de Joquim Thomaz(Biblioteca do Exército)fala de episódios sobre a secular Itanhaém.Doamos um exemplar para a Biblioteca Municipal.
Também no “Correio do Litoral”,as narrativas de Zwarg,Rosendo e do velho Poitena documentam os passos da nossa cidade que em 22 de abril completa 479 anos de altos e baixos à luz do mar profundo...

#Quadro de Calixto some da Pinacoteca de Santos.Uma pena...Além do retrato de Carlos Botelho(Paço)em Itanhaém,são poucos os trabalhos do mestre.

#Dia Mundial da Água.Natureza já reclama...

Um comentário:

Luciano Netto disse...

Almir, não podemos esquecer do "Cristo", da Igreja Matriz de Sant'Anna, de 1895, de autoria de Benedito Calixto.

O quadro quase foi embora. Seria levado para a Mitra, mas em 2006, o Departamento de Cultura do município, identificou a tempo e segurou o quadro na cidade. A explicação da Mitra Diocesana de Santos era que o quadro estava se deteriorando devido à umidade e necessitava de urgente restauração. Foi aí que o prefeito Forssell pediu ao bisneto de Calixto, Celso Calixto, que restaurasse o quadro na cidade. Com o término do restauro a Mitra entendeu então, que o mesmo poderia ficar na Igreja. A obra está hoje exposta na nave central da Igreja e tem valor inestimável para Itanhaém.

Vale ressaltar ainda, que a obra de Calixto, de 1906, do retrato do Ex-Secretário de Estado , Carlos Botelho, foi feita à pedido de Botelho à Calixto, que fez 3 cópias.

Uma delas está na Pinacoteca, outra no Gabinete do Prefeito de São Vicente e por fim a última no gabinete do Prefeito de Itanhaém