terça-feira, 9 de abril de 2013

#Como já disse anteriormente,de vez em quando vou publicar textos antigos de meu pai,sempre atuais.
Este é de 11/06/2009 e foi publicado no Jornal Fatos:

"ALMIR GARCIA

TESTEMUNHA DA HISTÓRIA

A memória viva da cidade vai se perdendo

Dia desses,Luciano Neto,da Assessoria de Imprensa da Prefeitura telefonou-me checando algumas informações sobre  a restauração da Virgem de Anchieta,imagem histórica que está em nossa matriz.Colaborei com as informações que serviram para matéria da TV Cultura alusiva ao Dia de Anchieta,9 de junho.Missionário jesuíta que aportou nestas plagas,falecendo em  Reritiba (ES),hoje Anchieta.
O fato me fez lembrar o trabalho de recuperação de dados históricos feito pela Casa da Memória há mais ou menos 15 anos atrás e que parece perdido.
E o mais grave,as testemunhas da História vão sumindo,uma a uma.Bechir,Rosendo,Paniquar,D.Zulmirinha e tantos outros...
Restam poucos...Zwarg(bem velhinho),Wagner Biazini(da família Rosendo) e alguns poucos estudiosos...Albertino,Ernestinho,Alicia,Tetê e D. Nena,Abraão Zion,este escriba por dever de ofício...
Tal projeto precisaria ser retomado para que não se perca em definitivo a história oral  de nossa centenária Itanhaém.
Chegou-se,na época, a se fazer um arquivo de vídeo com depoimentos do velho Poitena,Bechir,D.Terezinha Gatto,Rosendo e tantos outros.O material ficou sob os cuidados da Casa da Memória,mas parece que não houve o devido zelo para tão importante acervo.
A produtora santista Release Imagens,ao que nos consta,ainda teria o material em seus arquivos.A maçonaria falou em recuperação de tais gravações ,mas depois não mais se falou do assunto.
Antes que a verdade precise ser inventada,imaginada,devemos recuperá-la,para que não virem palavras ao vento,como dizem alguns.
De tanto falar-se uma mentira,esta vira verdade absoluta.Como alguns dizem,sobre a data de fundação de Conceição de Itanhaém..
“Aribaba....”

Nenhum comentário: