"PENSANDO TURISMO
Almir Garcia
Jornalista
E da Copa do Mundo
não ficou somente a lição do papelão de Parreira e de um time envelhecido e com
falsos talentos . Viu-se a euforia dos turistas que invadiram todos os rincões
da velha nova Alemanha . País moderno, com atrações de toda ordem . Disso pode-se
tirar uma lição para se pensar em Turismo .
Uma história que vou contar, repetir , foi a
palestra do alcaide , o prefeito de Barcelona, na época das Olimpíadas de 92 .
Sob os auspícios de A Tribuna realizou-se um evento de Turismo no Parque
Balneário , em Santos e um dos destaques foi a presença do político espanhol .
Um dos pontos
de destaque lembrados por ele é que a iniciativa privada teve papel
preponderante na recuperação e restauração de Barcelona para o grande evento
esportivo. Afinal, a área do Turismo, da hotelaria teria grande retorno
financeiro e nada mais justo do que investir para obter-se resultados. Foram parceiros do
Estado. A recuperação da área portuária, foi um dos pontos fortes. Coisa parecida com Puerto Madero , em Buenos Aires , hoje
uma das maiores atrações da capital portenha . Uma velha idéia dos santistas,
de Telma, de Beto, que nunca saiu do papel .
O que vale
destacar , como disse o palestrante espanhol , é que as cidades de turismo
devem descobrir sua vocação e investir no seu perfil de forma maciça . No caso
de Itanhaém , falar-se de cidade histórica , soa falso . Nosso patrimônio é
pequeno e é um valor agregado e não uma atração em si. Falar-se de praias , é relativo . Existem pelo menos 8 mil quilômetros pelo Brasil . Muitas delas das mais privilegiadas e
com sol quase o ano todo, como no Nordeste . Eventos , como rodeios , não tem a nossa cara . Para
chegarmos a Jaguariúna ou Barretos, falta muito . Para os paulistanos
representamos uma região de veranismo e não de turismo. A proximidade do maior centro
emissor , na verdade , é um problema e não uma solução . Não se imagina alguém
sair da grande São Paulo para hospedar-se na região a um custo praticamente
igual ao que gastaria em centros mais badalados , como Porto Seguro e outros ,
principalmente com as facilidades atuais dos vôos fretados ou promocionais .
Nossa vocação
precisa ser definida e não há dúvida que está no mar, em nossa bacia
hidrográfica . O decantado
enrocamento da barra pode ser um caminho
real para a multiplicação de marinhas para atividades náuticas , por exemplo .
Um hotel de porte, com centro de eventos , pode ser um pólo de atração para
o turismo de negócios .
E o nosso
público alvo também precisa ser definido e pode estar no rico Interior do
Estado, como também em Estados próximos, como Mato Grosso do Sul, Interior do Paraná
, Minas e Goiás , distantes do litoral .O aproveitamento efetivo de nosso aeroporto com
sua pista de 1360 metros
pode ser um caminho , como também a mídia dirigida de forma direta para tal público
alvo. Isso tudo é tarefa, não só para a
Administração Municipal, como também para nossos empresários com participação
efetiva da sociedade civil. Sonhar e trabalhar é preciso...
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Um comentário:
Sábio Sr. Almir sempre correto, sempre atual
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