sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MOMENTO DE RECONSTRUIR
Passada a euforia do Ano Novo,vida nova

Passada a ressaca d virada do ano, letargia dos primeiros dias de janeiro,a cidade,ainda em plena temporada,precisará repensar seu rumo,momento de reconstruir.
Não,não vamos falar diretamente de política,candidato x ou y.A cidade,em seus 480 anos,ainda "vive de esperança no futuro".Mesmo os mais ufanistas devem ponderar que um pouco mais ,um pouco menos,não somos muito diferentes da cultura e do progresso de caranguejo de nosso imenso Litoral Atlântico.Desde Torres,lá no Sul,até Belém,já na região amazônica. Tirando-se os pontos históricos da colonização e de portos bem sucedidos,citando-se ai Santos,Rio de Janeiro,Salvador e outros,as demais cidades,com mais ou menos sofisticação,vivem de sol,da água de coco,das peixadas,das pousadas,de um turismo cíclico ou mais duradouro,dependendo do humor do rei sol.
E Itanhaém não é diferente.É um velho balneário da classe média paulistana,do BC e algumas regiões do interior do Estado e de algumas plagas de Minas Gerais e do sul do Mato Grosso.
A rede hoteleira é modesta.O velho Marina's-Pollastrini e uma rede de pousadas e algumas colônias bem sucedidas e outras,nem tanto.
Mudar-se tal perfil,mesmo a longo prazo,parece uma hipótese ainda difícil de se concretizar.Mesmo com a euforia do Pré-Sal,Campos,Macaé e outras cidades que já recebem significativos royalties não mudaram muito  sua cara de balneário.Com problemas sociais ainda latentes.
No Litoral Paulista,Guarujá,que já teve dias melhores,e o Litoral Norte,com pontos altos e baixo,vão tocando a vida.O resto é ufanismo,expectativa por um futuro melhor que poderá vir ou não vir.
Nossos mandatários presentes e futuros devem ser racionais,pragmáticos e nos conduzir rumo a um porto seguro que dê orgulho  e dignidade à nossa cidade.Uma cidade realmente melhor para todos nós...

Nenhum comentário: