terça-feira, 15 de novembro de 2011

CONCEIÇÃO DE ITANHAÉM

A bola da vez ou a bolha da vez



A nossa Conceição de Itanhaém,como se referia o velho Rosendo à nossa cidade,vive um momento ímpar.Fala-se muito de Pré-sal,portoseco,boom no comércio,enfim,em progresso.

Pela primeira vez,uma incorporadora de fora da região chega com uma grande proposta,o tal Resort.

Note-se,tudo o que foi feito de bom até agora na área da construção civil teve o dedo de incorpordores locais ou regionais.Habib's,McDonald's e outras menores se fazem representar.

Em períodos passados,a bola da vez era o Costão de Paranambuco,o Xuxa Park,ambos de triste memória.

Chegaram as Pernambucanas,as Casas Bahia.

Em termos práticos,tudo como dantes no reino de Abrantes.Isso tudo nos parece mais inchaço do que progresso.Tipo Praia Grande.Os problemas sociais em sua abrangência continuam presentes.Nada de muito consistente.

Vão acusar Conselheiro Acácio de pessimista,de velho ranzinza,mas esse filme já passou muitas vezes,por Macaé,Campos e outros lugares mais.

O que preocupa realmente é o empresariado local que procura acompanhar isso tudo e não terá fôlego para um rearranjo se as coisas não forem tão belas no porvir de um novo horizonte.

Aqui está mais para Grizelda do que para Tereza Cristina.

Devagar com o andor que o nosso Anchieta é de barro...



O VÔO DO CONDOR

Muitos não terão fôlego além do vôo da galinha



E o Dia D se aproxima célere.

Fim do ano,Natal,Reveillon,Verão,Carnaval,Páscoa,convenções.

Quando menos se espera eleições batendo à porta.

Cndidatos surgem no horizonte.Mais prestígio,menos prestígio,acordos,traições.Para ganhar-se o céu anil,o horizonte perdido,será preciso o vôo da águia,do condor.Definitivo,arrebatador.

Quem tiver fôlego,chegará aos píncaros.Muitos,apesar de toda a força,não passarão do vôo das galinhas,quando muito,dos patos e dos mrrecos,procurando uma rota,um caminho,atrás d ave no comando.

Outros se contentarão como vôo curto,no chõ,como o quero-quero,ninho na terra e só muito barulho.A coruja pelo menos é discreta e defende seu território com rigor.

Agora papagaio e pavão gostam de aparecer,mas a maioria não é levada a sério.Restam as gaivotas,os pombos e urubus,fazendo a faxina dos predadores...

Nenhum comentário: