LIGA DA JUSTIÇA
Itanhaém precisa de um Batman ou Superman
Muitos dos seguidores do nosso blog tem nos cobrado uma "posição rigorosa" sobre os ditos problemas de Segurança Pública às vésperas da temporada de verão.Incidentes e acidentes na Praça da Matriz e o atrevimento dos "manos" tem causado preocupação para muitos frequentadores do local,como também pra os comerciantes.A noite,virada de sábado para domingo é crucial,a Hora D.
Dizer-se que faltam recursos não é bem verdade.Temos a Polícia Civil,inclusive com Delegacia Seccional,Companhia da Polícia Militar,a Guarda Municipal,efetivo do Corpo de Bombeiros,SAMU,empresas de segurança legalmente constituídas.
Faltaria o que?Vontade política,talvez.O Executivo Municipal não tem responsabilidade direta sobre tal quadro.Afinal,a Guarda Municipal é polícia de patrimônio e mesmo assim não evitou o quebra do posto do Santander no Paço Municipal,tempos atrás.
O Executivo municipal se não tem responsabilidade legal sobre a Segurança,tem dever moral.Queiram ou não,é o guardião da cidade,da lei e da ordem.Uma espécie de Batman.
Cabe ao prefeito acionar Seccional,o comandante geral da Polícia Militar,o Secretário de Segurança,o Governador do Estado,a Guarda Nacional.
Afinal,querer é poder.E agora é o momento certo.Com a vinda do chamado Batalhão de Verão teremos reforço de contingente da PM,mais viaturas,mais efetivo.Com acordos habilidosos,podemos aumentar o número de policiais nas ruas,acima da clássica escala 24/72 horas.Um dia de trabalho,três de folga.
Em termos práticos,o efetivo é 1/3 .Essa moçada preparada que sai do Barro Branco ou é deslocada de municípios às vezes distantes,sem ferir a lei,poderia "dobrar o turno".
A rua,ao invés do tédio dos alojamentos.Quem é do ramo certamente entenderá a mensagem.Isso já foi feito e deu certo.
Mais uma vez dizemos,depende de iniciativa e vontade política.É só por a banda na rua,bem equipada que as coisas mudam de figura,tenham certeza.
O direito de ir e vir do cidadão comum.É ver e esperar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário